Imagem DR Shipspotting Iceland via MarineTraffic |
São as mais recentes movimentações na marinha mercante portuguesa, com o Grupo Sousa, mais especificamente a GS Lines, que adquiriu recentemente um porta-contentores da Eimskip, o Lagarfoss que agora será renomeado Atlântico após passagem prevista pelos estaleiros da Westsea, em Viana do Castelo, onde está prevista a sua chegada na madrugada de 1 de Outubro.
Imagem DR Achim Egenolf via MarineTraffic |
O Lagarfoss deixou Reykjavik, Islândia há pouco com destino a Viana do Castelo onde será repintado e renomeado oficialmente, tendo já sido repavilhado para a bandeira portuguesa no passado dia 23 de setembro. Foi lançado em 2014 pelos estaleiros Shen Fei Shipbuilding, na China, mede 140,6 metros de comprimento por 23,2 de boca e 8,7 metros de calado, apresenta um casco duplo parcial, adequado para a navegação na América do Norte, Islândia e restante Norte da Europa, onde esteve empregue durante toda a sua carreira até então. O Lagarfoss será renomeado Atlântico, nome com o qual se estreará ao serviço da GS Lines já nas próximas semanas, arrastando consigo 10,119 toneladas de arqueação bruta e uma capacidade para 880 TEU.
Simulação exemplifica como poderia ser o novo esquema de pintura do navio. Imagem IA - não oficial |
O Atlântico será então o sétimo navio na frota da GS Lines, juntando-se ao Funchalense V, Laura S, Rebecca S, Jaime S, Raquel S e Ferdinanda S, empresa que de resto tem vindo a mostrar positivos sinais de expansão nas ilhas atlânticas e todas as vertentes, mais recentemente na Região Autónoma dos Açores e nas linhas com Cabo Verde - onde possui um frete pontual do porta-contentores Teos -, voltando-se também para a Madeira, já sendo de conhecimento público as suas pretensões em operar porta-contentores de maiores dimensões no porto do Caniçal por forma a melhor dar resposta aos volumes de carga para a Região. Comparativamente aos porta-contentores que normalmente operam nas linhas de carga regionais, por exemplo, o Atlântico apresenta um comprimento superior em cerca de 15 metros, além de pouco mais de um metro de calado e 160 TEU, sensivelmente.
Imagem catálogo Eimskipafélag Íslands hf / Eimskip |
De resto, o desenvolvimento já não é recente, com a imprensa local a já ter noticiado esta aquisição. A notícia foi primeiro avançada em Julho, primeiro pela Eimskip, anterior proprietária, e difundida por plataformas internacionais como a Container News e a Arctic Today, facto que o Clube de Entusiastas de Navios tem acompanhado de perto desde então e está agora em condições de confirmar, bem como todas as informações difundidas neste artigo.
Sem comentários:
Enviar um comentário