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Imagem sócia Sofia Pereira |
A indústria dos cruzeiros é uma indústria em constante evolução, e, com isso, também os navios de cruzeiro vão sendo colocados para venda e são reaproveitados por outras companhias, com busca a oferecer determinados produtos, ou investimento em determinados mercados no planeta.
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Imagem sócio Mário Camacho |
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Imagem sócio Olavo Luís |
É o caso dos navios de cruzeiro Seabourn Sojourn e Seven Seas Navigator, ambos do segmento de luxo, que foram recentemente vendidos pelas suas companhias, Seabourn e Regent Cruises, para operadores como tonelagem em segunda mão.
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Imagem sócia Iria Aguiar |
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Imagem sócio Fernando Gomes |
Assim sendo, o Seabourn Sojourn fará a sua última escala no porto do Funchal a 3 de abril próximo, tendo agendada também escala no Porto Santo no dia antes. O mesmo deixa em registo 9 escalas no porto do Funchal, a sua estreia em 2010, uma em 2012, outra em 2013, três em 2022 e duas em 2024, além da sua despedida no referido dia. Este ano, a Seabourn anunciou a venda do Seabourn Sojourn ao operador nipónico Mitsui Ocean Cruises, subsídiário da Mitsui O.S.K. Lines, Ltd. (MOL) que já havia adquirido o Seabourn Odyssey, atual Mitsui Ocean Fuji que se estreou pela companhia em Dezembro último. O seu último cruzeiro pela Seabourn vai findar a 15 de maio de 2026, no entanto, o mesmo não possui qualquer outra escala agendada no Funchal até lá, deixando a Europa para trás de forma definitiva com esta designação já em agosto próximo.
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Imagem sócio Ruben Câmara |
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Imagem projeto Crescent Seas - assim pretende o novo operador transformar o navio |
Quanto ao Seven Seas Navigator, a sua última escala na Madeira está agendada para 14 de abril próximo. A sua venda foi anunciada nas últimas semanas, igualmente para materializar-se em 2026, deixará a frota mais luxuosa do planeta para passar a ser detido pelo consórcio Crescent Heights sediado em Miami, que vai lançar-se ao mar como Crescent Seas, planeando renomear o navio para apenas Navigator e operar como navio residencial, um de muitos ambiciosos projetos que vão aparecendo na indústria nos últimos anos, uns com mais sucesso que outros. O seu cruzeiro transatlântico que o vai trazer ao Funchal na referida data será o último da carreira com esta designação, dado que vai dedicar-se a cruzeiros pela Europa e Ásia até o fim da operação pela Regent Cruises, não voltando a atravessar o Atlântico como tantas vezes fez ao longo da sua carreira de 26 anos com a companhia.
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