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Imagem sócio Mário Camacho
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Proveniente de Gibraltar e com destino diretamente a Fort Lauderdale, esteve este início de madrugada no Funchal o super-iate Lady Moura, com 105 metros de comprimento, uma das mais populares embarcações deste tipo no planeta.
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Imagem sócia Sofia Pereira |
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Atracou ao Cais 2 cerca das 00:25 para rápida escala técnica que veio a terminar já bem perto da 01 da madrugada, hora em que retomou a sua travessia atlântica. Construído pelos conceituados estaleiros da Blohm & Voss, o Lady Moura carrega consigo um Airbus H130 de registo EC-OBF nomeado "Heli Moura" além de um tender de 12 metros e à ocasião, a primeira embarcação especializada para Wakesurfing, um série Nautique GS com 7,3 metros. Com capacidade para ultrapassar os 20 nós, o Lady Moura passou grande parte da sua carreira no Mediterrâneo, quer em curtas viagens privadas, quer praticamente estacionário, entre cidades como Barcelona, Málaga, Monte Carlo ou Palma de Mallorca pelo que não é nada descabido que algum cruzeirista que nos leia o tenha fotografado por lá. No entanto, recentemente vendido, este vem agora atentando um papel mais "regular" para este tipo de navios, isto é, posicionando-se nas Caraíbas no Inverno, e no Mediterrâneo no Verão.
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Com interiores de luxo projetados por Luigi Sturchio, o Lady Moura acomoda até 27 convidados em 13 cabines, servidos por cerca de 60 tripulantes. O navio oferece, além das suítes e do supracitado, um heliporto, cinema/discoteca com sala de DJ, ginásio e consultório médico. Há também duas cozinhas a bordo, uma para o proprietário e outra para os membros da tripulação, ambas equipadas com os melhores aparelhos de nível comercial, existindo ainda uma padaria e lavandarias separadas para o proprietário e para a equipa de bordo.
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Imagem sócia Sofia Pereira |
Com custo de construção de 200 milhões de dólares - com ajuste de inflação, seriam pouco mais do dobro atualmente - o Lady Moura viu renovações em 2007 e 2017, sendo o seu maior período em estaleiro estimado em cerca de 7 meses, precisamente em 2017. Em relação a demais caraterísticas técnicas, referir o seu calado de 5,5 metros, boca na ordem dos 18,5 metros e arrastamento de 6,539 toneladas de arqueação bruta. Pelas 00:55 largou amarras, com destino a Fort Lauderdale.
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