11.5.24

Novo Queen Anne, navio nº 236 da história da Cunard, estreia na Madeira esta terça e quarta-feira

Imagem Cunard Line

Com chegada aprazada para as 07:00 da próxima terça-feira, está em perspetiva uma grande escala inaugural do navio de cruzeiros Queen Anne, mais recente paquete da emblemática Cunard Line, uma estreia que sem dúvida promete capturar a atenção da população.

Imagem Patricia Dempsey, reprodução autorizada // direitos reservados

Imagem Cunard Line

O navio encontrar-se-á no segundo cruzeiro da sua carreira, após cruzeiro inaugural que partiu a 3 de maio e terminou a 10, que visitou Lisboa e La Coruña. O porto do Funchal é primeiro porto de escala deste seu segundo périplo pelo Atlântico e a primeira pernoita do navio, que passará cerca de 34 horas atracado à Pontinha, dada que a sua saída está agendada para o final da tarde de quarta-feira, quando forem cerca das 17:00.

Imagem Cunard Line

Imagem Cunard Line

Uma das grandes escalas deste ano, o Queen Anne é agenciado pela Blandy Shipping, que agencia a Cunard Line na Madeira desde metade da década de 1900, tendo o RMS Caronia (1904-1932) sido o seu primeiro paquete agenciado na Região. A agência prepara assim mais um dourado capítulo de história na Região Autónoma da Madeira. A Cunard Line é uma das mais emblemáticas companhias de cruzeiros do planeta, tendo sido fundada em 1840 e operado, já incluindo esta sua mais recente unidade, 236 navios de passageiros, maioritariamente navios de carreira no século passado e anos 1800s, e mais recentemente adaptação e conversão aos navios de cruzeiros contemporâneos a que estamos habituados na era moderna.

Imagem Cunard Line

Imagem Patricia Dempsey, reprodução autorizada // direitos reservados

O Queen Anne é unidade única da subclasse Halifax, que deriva da classe Pinnacle da Holland America Line, outra conceituada companhia do grupo Carnival, que detém a Cunard desde o início do milénio. Comparativamente às unidades da classe Pinnacle, o Queen Anne supera os mesmos em 23 metros de comprimento e cerca de 14 mil toneladas de arqueação bruta. Ao todo, são 323 metros de comprimento por 35,6 de largura, calado na ordem dos 8,12 metros e 113 mil toneladas, com capacidade máxima para cerca de 3 mil passageiros servidos por 1,225 membros de tripulação. Foi entregue à Cunard pelos estaleiros de Fincantieri no fim do mês de abril e é o segundo maior navio da história da Cunard Line, ficando-se apenas atrás do emblemático Queen Mary 2, que aquando da sua inauguração em 2004, fez escala inaugural no Funchal logo no seu primeiro cruzeiro, um evento que certamente estará na memória de muitos madeirenses e que viu enchente na Avenida do Mar para ver aquele que era à ocasião, o maior navio do mundo.


Imagem Patricia Dempsey, reprodução autorizada // direitos reservados

Imagem Cunard Line

O Clube de Entusiastas de Navios prepara especial exposição relativamente à companhia, que terá compilação especial dos dados de todas as mais de quatro centenas de escalas de navios da Cunard na Madeira desde Janeiro de 1960 até à data, incluindo datas exatas, além de imagens históricas, pinturas, artigos e artefactos relacionados - como bandeira, modelos e postais -, ocasião que em tempo oportuno será também dado conta neste espaço. 

Sem comentários: