29.9.23

Dupla de mega-iates de luxo no Funchal

Imagem sócio Ruben Câmara

Chegou esta manhã ao porto do Funchal o mega-iate de luxo Moatize, que se junta ao Arkadia, que já se encontra na Madeira há alguns dias, como anteriormente demos conta, e agora permanece em fundeadouro nas imediações do Lazareto.

Imagem sócio Mário Camacho


Imagem sócio Mário Camacho

O nosso novo visitante chegou com proveniência de Gibraltar, mede 45.6 metros de comprimento e foi lançado à água em 1999 pelos estaleiros britânicos da Pendennis, localizados em Falmouth, Reino Unido. Foi revitalizado extensivamente em 2020.

O Arkadia encontra-se numa longa estadia na Madeira. Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócia Sofia Pereira - o contraste entre o Moatize e o Anthem of the Seas

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara


O Moatize possui capacidade máxima para 25 mil litros de água fresca e 71 mil litros de combustível, com autonomia de 4 mil milhas náuticas, velocidade máxima de 13 nós, velocidade cruzeiro estimada entre os 10 e os 11 nós. Mede 9,45 metros de largura por 3,2 de calado, sendo detido por Michael O'Keeffee, australiano que atualmente ocupa a posição de CEO da Riversdale Mining, de acordo com websites de especialização na indústria dos iates.

Anthem of the Seas junta-se ao Silver Moon no porto do Funchal

 

Imagem sócio Mário Camacho

Escalam hoje o porto do Funchal uma dupla de navios de cruzeiro e uma dupla de mega-iates de luxo, um em fundeadouro e um na Pontinha.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Chegou primeiro o navio de cruzeiros Anthem of the Seas, que até hoje mantém o recorde de navio mais comprido a atracar no porto do Funchal, com os seus 347 metros de comprimento. O navio é proveniente de Tenerife, tendo atracado pelas 07:00 e tem a sua saída agendada para as 16:00 com destino a La Coruña, na Galiza. A bordo viajam 4310 passageiros e 1601 tripulantes.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio David Pereira

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócia Sofia Pereira

Desde ontem mantém-se de braço dado ao Cais Norte o Silver Moon, como noticiado no artigo transato. Sairá pelas 14:00 rumo a Las Palmas.

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócio André Campos


Pelas 09:00 deu entrada o mega-iate Moatize, que faremos artigo em separado para destacar. A dupla de cruzeiros encerra assim o mês de Setembro no que diz respeito a escalas de navios de cruzeiro.

28.9.23

Mais de cinco mil pessoas visitam Madeira em dupla de cruzeiros

 

Imagem sócia Iria Aguiar
Escalam hoje o porto do Funchal dois navios de cruzeiro em distintos cruzeiros à descoberta dos arquipélagos atlânticos.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho

Chegou primeiro o já bem conhecido Ventura da P&O Cruises pelas 06:15, com proveniência de Southampton, tendo previsão de rumar a La Palma quando os relógios marcarem as 17 horas. A bordo, navegam 2,912 passageiros e 1,201 tripulantes que se encontram na reta inicial de mais um cruzeiro regular da companhia aos arquipélagos das Canárias e Madeira.

Imagem sócia Iria Aguiar


Imagem sócio Mário Camacho

Pelas 07:00 deu entrada o luxuoso Silver Moon, da Silversea Cruises, empresa do segmento de luxo da indústria dos cruzeiros. Proveniente de Ponta Delgada, passará a noite no Funchal com 529 passageiros e 411 tripulantes a bordo. O Silver Moon encontra-se em cruzeiro com partida de Lisboa que já passou pelos portos da Praia da Vitória e Ponta Delgada, nos Açores, e amanhã pelas 14:00 rumará para La Palma, seguindo-se Las Palmas, Fuerteventura e Agadir, antes do término no mesmo ponto de partida a 6 de outubro. Regista-se ainda a saída do mega-iate Jamaica Bay pelas 08:30 rumo a Savannah, e do Arkadia pelas 08:45, este último para fundear no Lazareto, onde permanece. No total, a bordo dos dois navios de cruzeiro, navegam 3 441 passageiros e 1 602 tripulantes.

26.9.23

Britannia regressa ao Funchal ano e meio depois

Imagem sócia Sofia Pereira

Chegou esta manhã pelas 07:00 ao porto do Funchal o navio de cruzeiros Britannia da britânica P&O Cruises, num cruzeiro a partir de Southampton com destino às Ilhas Canárias e Madeira, onde pára pela primeira vez desde a partida do mesmo.

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócia Iria Aguiar

Imagem sócia Cecília Pereira

Tendo sido proveniente portanto do porto de origem, trazendo a bordo 3435 passageiros e 1343 tripulantes, o Britannia é um dos maiores navios da frota da P&O, ultrapassado apenas recentemente pelo Iona e Arvia. Tem previsão de saída apontada às 17:00 com destino a Santa Cruz de La Palma, devendo visitar ainda Tenerife, Las Palmas, Arrecife, Cadiz e Lisboa, antes de chegar à origem no próximo dia 6.

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócia Sofia Pereira

O Britannia estará de regresso ao Funchal já no próximo dia 23 de Outubro, mas já no âmbito de um cruzeiro transatlântico que o vai reposicionar nas Caraíbas, como tem sido hábito em todas as temporadas de inverno mais recentes.

25.9.23

Costa Fortuna no Funchal em dia de movimento

Imagem sócio Rui Sousa

Escala hoje o porto do Funchal o navio de cruzeiros italiano Costa Fortuna, da Costa Cruzeiros, na última escala de 2023 para esta que é a unidade mais antiga e menor da frota daquela empresa italiana.

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócia Cecília Pereira

Atracou pelas 08:15 oriundo de Tenerife com 2076 passageiros e 942 tripulantes a bordo, numa escala que se vai estender até às 18:00, hora em que rumará para Barcelona. Esta operação da Costa continuará avante com mais algumas escalas, no entanto o Costa Fortuna será agora substituído pelo novo Costa Firenze, que se estreia no porto do Funchal no próximo dia 6 de Outubro, um navio (bastante) maior e mais moderno. 

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Ruben Câmara

Na baía do Funchal permanecem os mega-iates Arkadia, Gene Chaser, Jamaica Bay e o navio de carga-geral Anna em aguardo da sua oportunidade para atracar ao Caniçal.

24.9.23

1º Rally Paper do CEN [2023]

 Hoje o nosso Clube realizou pela primeira vez uma atividade muito especial, um Rally Paper, comemorativo dos 30 anos do CEN.

Foi uma fantástica atividade lúdica, de são convívio entre os sócios participantes, que começou logo pelas 9h30 na Sede do Clube, com o encontro e entrega das tarefas e itinerário deste Rally Paper às respetivas 4 equipas participantes. 



As 4 equipas participantes tiveram de fazer um percursos entre a Gare Marítima da Madeira (partida), passando pela marginal do Funchal, rumo a Santana (meta). Neste itinerário, as equipas tiveram de cumprir tarefas específicas ao longo percurso, que implicava reconhecer elementos históricos no Funchal, Caniço, Santa Cruz, e Machico. Estas tarefas e respetivos questionários permitiram assim os participantes darem atenção a elementos históricos e paisagísticos que no dia a dia nem reparamos a sua belíssima existência. As equipas também nos questionários tiveram perguntas sobre a história e a atualidade do Clube! Foi mesmo muito divertido esta azafama de cumprir estas tarefas e responder a ao questionário, sempre passando por belíssimos locais ao longo de todo o percurso, num excelente dia de sol. 

A meta do rally paper foi no Restaurante da Quinta do Furão, em Santana, onde as equipas e a organização confraternizaram num fantástico almoço-convívio. Após o almoço, as 4 equipas participantes receberam os respetivos prémios, pela seguinte ordem de classificação:

1º Lugar - Equipa "Os Loreto": 62 pontos - 2 viagens ao Porto Santo, oferta da Agência Madeiraviagens

2º Lugar - Equipa BMW Z3": 58 pontos - 1 garrafa de Vinho 20 anos, oferta dos Vinhos Oliveira

3º Lugar - Equipa "Os destemidos": 52 pontos - 2 jantares no Restaurante "OS Zarcos"

4º Lugar - Equipa "Os Aselhas": 46 pontos - 2 almoços no Restaurante "Bom Jesus" em Santa Cruz.


Todas as 4 equipas participantes foram ainda contempladas com um saco com inúmeros brindes, de oferta dos seguintes patrocinadores:


E mais do que o espírito competitivo, o que se destacou nesta atividade foi o saudável convívio. Ao ponto de a meio do percurso, algumas equipas se encontraram, e ajudaram-se mutuamente nas conclusões às questões mais complexas!!

 Esta atividade foi organizada totalmente pelos sócios nº 114 Maria João Fernandes e seu esposo, sócio nº 124 Emídio Alves, para os quais não existem suficientes palavras de agradecimento, quer da parte da Direção do Clube, quer dos sócios participantes nesta atividade!

Esperamos numa 2ª edição do Rally Paper do nosso Clube poder voltar a contar com esta extraordinária organização e toda esta dedicação dos nossos sócios Maria João e  Emídio, e que possamos ter uma maior participação de equipas de sócios do Clube, pois esta é uma atividade fantástica que vale mesmo muito a pena a participação dos sócios junto com as suas respetivas famílias. 

De seguida partilhamos uma seleção de imagens para memória futura, de alguns momentos deste 1º Rally Papel do CEN:


Antes da partida, era necessário ler muito bem as instruções com o itinerário, tarefas e questionários a responder.


Todas as equipas estavam bem identificadas nos seus respetivos veículos


Tarefas, como arranjar uma cebola no caniço, ou um papo-seco fizeram parte deste "desafio":


Também foi necessário passar em certos locais tirar fotos com elementos dos Órgão Sociais do CEN:






Em certos pontos específicos do percurso, foi necessário verificar nas obras de arte determinadas informações lá contidas:











Equipa 4 a chegar à meta e respetiva submissão à organização de toda a documentação e comprovativos de tarefas realizadas!


Depois chegou a Equipa nº 1:


De seguida a equipa nº 3



E por fim chegou a equipa nº 2



Entretanto, enquanto aas equipas iam chegando à meta, era momento de ir trocando impressões com a organização (Maria João e Emídio):






Já no Restaurante do Hotel da Quinta do Furão foi momento de almoçarmos juntos, em saudável convívio:





E a finalizar, foi o momento de a Organização, através da sócia  Maria João Fernandes, anunciar os resultados e de a mesma entregar os respetivos prémios a todas as equipas participantes: