2.7.23

Navio da Guarda Costeira Americana, Eagle, no Funchal por 4 dias

Imagem sócio Rui Sousa

Encontra-se no porto do Funchal o navio da Guarda Costeira Americana Eagle, para uma escala que se estende por quase quatro dias.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Olavo Luís

Largou ferro no fundeadouro do Lazareto ontem pelas 15:00, mas já se encontrava por águas regionais desde anteontem, com navegação a sul das Desertas e a sul dos concelhos da Calheta e Ribeira Brava até chegar ao Funchal, proveniente de Aalborg, na Dinamarca de onde saiu no passado dia 19. Atracou ao cais 3 da Pontinha hoje, pelas 10:00.

Imagem sócio Olavo Luís

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

A sua última escala na Madeira datava já de 2016, altura em que inclusive esteve aberto a visitas. Entretanto, se este lhe parece familiar, é porque é: o USCG Eagle é irmão-gémeo do nosso NRP Sagres, tendo sido originalmente lançado em 1936, então para a Marinha da Alemanha com o nome de Horst Wessel. Em 1945 foi capturado e apreendido como reparações de guerra pelos Estados Unidos da America, tendo entrado ao serviço com o slogan "o Veleiro da América" a 15 de Maio de 1946, mantendo-se em atividade até hoje.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Com 90 metros de comprimento (71 à linha de água) e uma largura de cerca de 12 metros, o USCG Eagle é complementado por 12 oficiais de comando e 68 tripulantes, com 150 formandos, que o utilizam como navio-escola para ingressarem futuramente nos quadros da Marinha Americana. Tem previsão de deixar o Funchal no próximo dia 5 pelas 10:00.

Sem comentários: