24.5.23

Lanchas de patrulha costeira NRP Orion e NRP Hidra rendem NRP Mondego na Madeira

Imagem sócio Mário Camacho

Ano e meio depois de cá ter chegado, o NRP Mondego é hoje rendido por outro navio da Marinha Portuguesa, no caso, o par de lanchas costeiras NRP Orion e NRP Hidra que se encontram atracadas ao Cais 2 junto à inflexão e vão operar na Região até 1 de Setembro. 

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

O NRP Hidra e o NRP Orion fazem parte da classe Argos e Centauro, respetivamente, lanchas de alto mar aumentadas ao efetivo na década de 90 e 2000, com comprimento de cerca de 27 metros por 5.9 de largura e 2.8 de calado, sendo o Orion ligeiramente maior e tendo capacidade para atingir os 26 nós. Foram construídas no Arsenal do Alfeite. Aguarda-se agora, esta tarde, a partida do NRP Mondego para Lisboa, enquanto que as lanchas de patrulha atracarão ao cais habitual, assim que saia o Mondego.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Assim, até 1 de Setembro, o NRP Orion e o NRP Hidra irão realizar missões no âmbito da salvaguarda da vida humana no mar, patrulha e vigilância dos espaços marítimos, contribuindo assim para cumprir as funções de segurança e autoridade do Estado no mar. Ambos os navios possuem uma guarnição de oito militares.

Sem comentários: