19.1.22

Cargueiro FUNCHALENSE 5 no Porto do Funchal numa operação inédita e veleiro S/Y MISTRAL no Porto Moniz


Imagem sócio Sergio Ferreira 

O cargueiro FUNCHALENSE 5 do grupo GS Lines,  atracou hoje no cais norte no Porto do Funchal numa operação inédita, que teve início ontem a noite com o navio carga geral PONTA DO SOL, da companhia Transinsular, que já não se via a 18 anos desde que o Porto do Funchal, foi considerado porto turistico de cruzeiros.



 Esta operação emerge da inoperacionalidade de Porto do Caniçal que tem sido fustigado pela forte ondulação, que tem impedido a aproximação dos porta-contentores ao porto de carga da Região Autónoma da Madeira.
Imagem sócio Mario Camacho 

O cargueiro FUNCHALENSE 5  descarregou sobretudo contentores de gás liquefeito para abastecimento do sector energético da Região e mercadoria refrigerada para várias empresas, numa operação morosa uma vez que estão a ser utilizadas as próprias gruas do navio, mesmo procedimento adotado ontem pelo PONTA DO SOL. O navio da GS Lines também transporta 4 novos autocarros da empresa Horários do Funchal, mas as restantes cargas será descarregadas no porto do Caniçal. 

                                                                        Imagem sócio Ruben Camara 

Em pior situação, encontra-se o ILHA DA MADEIRA por não possuir gruas próprias, vai aguardar ao largo do Porto Moniz para quinta ou sexta, melhorias de agitação maritima melhorar . 

                                                               Imagem sócio Sergio Ferreira 

Também o navio cimenteiro ISLA DOS, já está ao largo na mesma zona do Norte da ilha da Madeira, em que as condições são excelentes conforme a imagem abaixo, já com o veleiro S/Y MISTRAL, que não conseguiu ontem atracar no Funchal, rumou ao porto do Porto Moniz e está atracado desde ontem a tarde.
                                                             Imagem sócio Sergio Ferreira 
                                                     Imagem sócio Sergio Ferreira 

Sem comentários: