Os CRUZEIROS estão de volta! E em SEGURANÇA!
De 6 a 14 de Agosto, testemunharemos neste blogue do Clube de Entusiastas de Navios, que voltar a fazer cruzeiros e desfrutar deste fantástico segmento de turismo, é extremamente seguro, face à evolução da Pandemia de Convid19.
Neste "Diário de Bordo" daremos conta como é possível voltar a fazer um cruzeiro em total segurança, desfrutando ao máximo o que o navio tem para nos oferecer!
Para o efeito, faremos o cruzeiro no MSC GRANDIOSA, pelo Mar Mediterrâneo, com saída e chegada a Barcelona, e com escalas em GÉNOVA (IT) , Lá SPEZIA (IT), Civitavecchia (IT), e Valência (ESP)
Antes de se iniciar o cruzeiro, devido à pandemia de covid, existem procedimentos a ter que realizar. Temos de assegurar o Certificado Digital Covid, que é necessário, neste caso para entrar em Espanha e também no navio MSC GRANDIOSA.
Para o Certificado Digital Covid, emitido pelo Ministério da Saúde de Portugal, é necessário cumprir uma das 3 opções: ter vacinação contra a covid completa a mais de 14 dias, ter recuperado da doença a menos de 180 dias, ou um teste negativo. Neste ultimo caso, se for teste PCR, o mesmo tem validade de 72 horas e se for teste antigénio, a duração é de 48 horas.
No nosso caso, como não estamos vacinados. optamos pelo teste de antigénio.
Assim, marcamos numa farmácia a realização deste teste para o dia 5 de Agosto à tarde, (ou seja, um dia antes de viajar) , de modo que as 48 horas de validade do certificado estaria em vigor à chegada a Espanha e ao check-in no MSC GRANDIOSA. Estes testes foram cobertos no âmbito da testagem quinzenal do Governo Regional da Madeira, logo, não tiveram custos adicionais para nós. Estes testes, 30 minutos depois já estavam no sistema nacional do Certificado Digital Covid, do SNS.
Assim, bastou chegar a casa e ir ao site https://www.sns24.gov.pt/certificado-digital-covid/#aceder e foi só escolher a opção "certificado de testagem", depois indicamos o nosso número de utente e nossa data de nascimento. De seguida, foi gerado um código que recebemos por SMS, e "voila"!! recebemos logo o nosso certificado digital covid, com o tão desejado código de barras, em formato PDF.
Depois deste passo importante, tivemos de passar ao seguinte, que foi o de nos registar no Sistema de rastreio de passageiros do Ministério da Saúde de Espanha. Tivemos de aceder ao site https://spth.gob.es/ e tratamos de preencher o formulário respectivo. Um dos dados necessários é o número do nosso voo e o lugar em que iríamos nos sentar no avião. Como já tínhamos feito check-in online do nosso voo, essa informação foi assim preenchida no formulário espanhol, em conformidade. Neste preenchimento, também foi necessário carregar o PDF do nosso Certificado Digital Covid.
Ao concluir este processo, o site criou um Certificado Covid espanhol, que é obrigatório apresentar à chegada à Espanha. É recomendado claro trazer junto o Certificado Digital Covid português, pois podem pedir para comprovar a veracidade do preenchimento do tal formulário que deu lugar a este certificado espanhol.
Tudo impresso, tais documentos de certificação covid juntamos à própria documentação do cruzeiro que nos foi entregue pela Agência de Viagens que agencenciou todo o cruzeiro, viagens, transferes e demais estadias. Agora sim, tudo pronto para iniciar este cruzeiro!!
DIA 0 (zero) - VIAGEM Rumo A BARCELONA
Logo pelas 5h20 da manhã, partimos da Madeira, rumo à Barcelona. Como a TAP não tem voo directo, tivemos de fazer escala em Lisboa
Tivemos muito tempo para tomar o pequeno almoço no aeroporto de Lisboa e ainda sobrou algum para "passar pelas brasas" nestas 3 horas de espera que mediaram esta escala.
Às 11h20, já num arbus 322 neo da TAP, seguimos viagem rumo à Barcelona. Parece mentira, mas este voo da TAP conseguiu chegar 20 minutos antes da hora prevista!
Ao sairmos do avião, antes de chegarmos à zona de recolha de bagagem, tivemos de passar pelos guiches de Controlo Sanitário. E aí é que foi preciso o trabalho feito em casa na noite de ontem, que foi o nosso registo e emissão do certificado covid espanhol. Assim, sem quaisquer demoras ou problemas, só tivemos de passar num destes guiches e passarmos o código de barras do nosso certificado no respectivo leitor, enquanto que uma câmara em frente lia a nossa temperatura (observação: o nosso certificado estava em papel, mas poderia ser num telemóvel).
Podemos assim testemunhar que este procedimento foi bastante célere e eficiente. Bastou a leitura do código de barras (QR code) que emitido uma validação válida para segundo as normas do Certificado Digital Verde Europeu, para nos ser autorizado a nossa entrada em Espanha.
Recolhemos nossa bagagem e tendo um transfere reservado à nossa espera, lá seguimos em direção ao nosso hotel em Barcelona. Ao longe vimos do nosso transfere os navios Aida Perla, Aida Stella e o novíssimo MSC Seashore, atracados no porto de Barcelona. Com o movimento do transfere, não foi possível fotografar este navios com qualidade. Esperamos amanhã, aquando do embarque poder realizar estas fotos!
Chagados ao nosso hotel, foi só descansar e repor energias, para amanhã se poder estar em forma no sentido de usufruir ao máximo do nosso cruzeiro.
DIÁRIO DE BORDO - Dia O (zero) - FIM
Sem comentários:
Enviar um comentário