31.8.21

Petroleiro BRO ANNA no Caniçal

 


Hoje pelas 15h, chegava o petroleiro BRO ANNA, ao porto do Caniçal, proveniente do Algeciras em Espanha para ficar nas boías do terminal marítimo de Clcm-Companhia Logística de Combustíveis da Madeira.

No porto comercial do Caniçal ainda está os cargueiros Ilha da Madeira e Funchalense 5, que saem hoje ao fim da noite e amanhã entra em porto o navio cimenteiro ISLA DOS para descarga de cimento em granel. Imagens sócio Sergio Ferreira 




30.8.21

Movimento portuário Funchal-Caniçal

Hoje o movimento portuário entre os dois portos do Caniçal e Funchal, com a presença na costa sul  do navio de carga geral KRISTIN C, registado na Madeira, que ia efectuar descarga no porto do Caniçal, rumou ao fundeadouro do Funchal, proveniente de Aviles,em Espanha, para aguardar mais uns dias para efectuar a descarga de cereais no Caniçal. 

Já o Porto do Caniçal recebe a escala de três cargueiros da linha entre as ilhas Portuguesas e Continente, com  cargueiro Funchalense 5 da GS lines, o semanal cargueiro Ilha da Madeira da companhia Transinsular proveniente do Continente e o quinzenal cargueiro Monte Brasil da Transinsular, proveniente das ilhas Açorianas.
O cargueiro Funchalense 5 teve a sua chegada pelas 7h30m, ao porto do Caniçal, proveniente do porto de Lisboa, pelas 11h proveniente de Ponta Delgada nos Açores, chegou o Monte Brasil e depois pelas 16h, rumou a Lisboa. O cargueiro Ilha da Madeira teve a sua entrada no porto do Caniçal peals 16h30m, proveniente do porto de Leixões.
                                                              Imagens sócio Sergio Ferreira 



TRANSQUADRA em doca seca debaixo do Aeroporto

Quase todas as embarcações da regata TRANSQUADRA, já se encontram em doca seca nos estaleiros da Tecnovia em Água de Pena, em Santa Cruz, debaixo da placa do Aeroporto da Madeira, para uma paragem de quase seis meses, que conta com quase 90 embarcações para a segunda etapa Trans-Oceânica.

A Região Autónoma da Madeira é novamente escolhida como ponto de paragem de aproximadamente seis meses, entre a primeira e segunda etapa, cuja largada está prevista para o dia 29 Janeiro de 2022, rumo ao porto de Le Marin na ilha da Martinica, nas Caraíbas.

Imagens socio Sergio Ferreira 



 

29.8.21

Navio da Marinha Real Inglesa HMS Scott H131

 

                                                        Imagem sócio Fernando Gomes

28.8.21

Estreia do navio SCALI SANLORENZO nas boías do Terminal CLCM


O navio de transporte de LPG(Liquefied petroleum gas), o SCALI SANLORENZO da companhia G&H(Gas and Heat) Shipping teve a sua estreia nas boías do terminal maritimo da CLCM (Companhia Logística de Combustíveis da Madeira). O navio Scali SanLorenzo chegou ontem proveniente do porto de Sines e rumou hoje pelas 15h, com destino a Gibraltar,UK.

 O SCALI SANLORENZO tem 89m de comprimento, construído em 2010 nos estaleiros Besiktas shipyard na Turquia e tem capacidade de 3300 cbm LPG .
                                                          Imagens sócio Sergio Ferreira 


Iate de luxo HYHMA em passeio turístico pela ilha

O iate de luxo HYHMA em passeio turístico pela ilha, com os seus passageiros a bordo, teve a sua saída do porto do Funchal, pelas 12h, rumou às ilhas Desertas e passagem pela Ponta de S. Lourenço. O mega-iate HYHMA, de 34 metros,  regressa ainda hoje, pelas 21h, para atracar novamente ao Cais 2 e por cá permanecer até dia 2. Imagens sócio Rodrigo Freitas.


HMS SCOTT (H131) no Funchal

    O navio HMS Scott é um navio de pesquisa oceânica da Marinha Real , está hoje no Funchal, durante alguns dias, proveniente de Gibraltar. Este é o único navio de sua classe, foi construída na Appledore Shipbuilders em North Devon e lançado em 13 de outubro de 1996 .
O HMS SCOTT  pode permanecer no mar por até 300 dias por ano, graças ao seu sistema de rotação de tripulação. Seu complemento de 78 é dividido em três seções: duas seções são necessárias para manter o navio operacional, com a terceira em terra, de licença ou em treinamento.  Quando o navio retorna ao porto, uma seção da tripulação a bordo é substituída pela seção em terra. O navio pode então se desdobrar novamente quase imediatamente. Como acontece com todos os grandes navios de pesquisa da Marinha Real, Scott tem um papel auxiliar no apoio aos navios.

                                                        Imagens sócio Rodrigo Freitas

27.8.21

Iate de luxo LATITUDE chegou ao Funchal

                                                           Imagem sócio Mário Camacho
Ao início da tarde, enquanto passava a sul das Desertas rumo a Bermuda, o mega-iate luxo LATITUDE desviou rumo para o porto do Funchal, onde arribou pelas 14:30 e devia atracar pouco depois, para escala técnica na sua viagem desde Gibraltar para as ilhas da Bermuda.

                                                                Imagem sócio Ruben Camara
                                                           Imagem sócia Sofia Pereira

O mega-iate LATITUDE esteve pairar no limiar das três milhas, e dirigiu-se depois para a entrada da Pontinha pelas 15h, onde ficou no aguardo da espera autorização para entrada em porto para agendar procedimentos para respeitar as orientações emanadas pela Autoridade Regional de Saúde RAM e depois ficou fundeado junto da Barreirinha pelas 19h. Pelas 21h30m, entrou para atracar no Porto do Funchal.

                                                                 Imagem sócio Rodrigo Freitas

"Pirata da Madeira" regressou ao Funchal

Hoje o veleiro "Sofia do Mar" do velejador Henrique Afonso, conhecido como "Pirata da Madeira", recebeu a bordo no o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, o Presidente do Governo Regional da Madeira e a Presidente da Apram, que esteve na marina do cais 8, após o regresso da sua volta ao Mundo.
O famoso "Pirata da Madeira" , nesta odisseia de um velejador solitário, levou o Vinho Madeira nesta grande viagem a Volta do Mundo e foi retirado hoje de bordo do veleiro "Sofia do Mar".

                                                        Imagens sócio Sergio Ferreira


 

SOS MEDITERRANEE no Funchal com a TRANSQUADRA

Hoje chegou ao Funchal, um veleiro MAJOR TOM da regata TRANSQUADRA, alusivo no casco a famosa organização SOS MEDITERRANEE para lembrar a uma realidade actual, sendo esta uma organização europeia, marítima e humanitária de salvamento de náufragos no Mediterrâneo. 

A SOS MEDITERRANEE fundada em 2015, trabalha numa rede europeia com equipas na Alemanha, França, Itália e Suíça, que financiam a operação de navios de resgate para missão, ajudar mais de 34.000 refugiados a bordo dos navios de resgate da organização. 


Esta equipa duo da embarcação 233, MAJOR TOM com os velejadores Frabice Tropres e Marc Dubos, chegaram a marina do cais 8, no Porto do Funchal, pelas 12h10m, proveniente de Lorient na França, alertam para os acidentes marítimos envolvendo refugiados e migrantes, que tentam atravessar o Mediterrâneo para chegar à Europa, apelam aos cidadãos europeus, que acreditam que os direitos humanos SOS MEDITERRANEE #TogetherForRescue.   

                                                              Imagens sócio Sergio Ferreira 


 

26.8.21

Arriba surpresa do porta-contentores ROTTERDAM EXPRESS e o iate de luxo HYHMA com passageiros

                                                           Imagem sócio Rodrigo Freitas
Movimento desta quinta-feira na ilha da Madeira, com duas novidades, a arriba surpresa de um porta-contentores tipo panamax - o ROTTERDAM EXPRESS, da Hapag-Lloyd, com 300 metros de comprimento e 13.6 de calado, e o mega-iate HYHMA, com passageiros de nacionalidade Mexicana,  no porto do Funchal pelas 15h, para uma visita de vários dias pela ilha. 
                                                         Imagens sócio Mário Camacho

                                                         Imagem sócio Fernando Gomes     
Imagem sócio Olavo Luis
   O ROTTERDAM EXPRESS veio a fundear em frente a Santa Cruz, perto da área de jurisdição do Caniçal, onde presumivelmente aguarda algum tipo de apoio técnico, seguirá posteriormente rumo para Colômbia, mais precisamente Cartagena.  


O HYHMA, do modelo Nauta Air 111, é proveniente da Marina de Vilamoura, e arrasta quase 34 metros de comprimento, lançado em 2017.

 Imagem sócio Ruben Camara

25.8.21

Continua a chegada de veleiros TRANSQUADRA 2021

 

A Transquadra 2021 integra duas largadas a partir de França com uma décalage de 4 dias, para a 1ª etapa França – Madeira, com cerca de 16 veleiros, todos em duo, com partida de Marselha, num percurso de 1.300 milhas, com cerca de 64 barcos, 40 duos (pares) e 24 solitários, que partiram do porto de Lorient, com destino à Madeira num percurso de 1.100milhas. 
Condições complexas, além da própria pandemia a organização francesa da regata TRANSQUADRA, tem tudo organizado para as chegadas das embarcações e familiares.


 Hoje continua a chegar mais veleiros, que tiveram uma viagem com noticias, por vezes sem vento inicialmente, uma frente de mau tempo no Golfo da Biscaia, uma transição meteorológica para o Cabo Finisterre, marcam esta etapa entre Lorient na França e Funchal na ilha da Madeira. 

                                                              Imagens sócio Sergio Ferreira