25.3.21

Modelismo Naval 3D

 


O sócio nº 360, Mário Camacho, tem fabricado diversas maquetes de navios, tendo a capacidade de os fazer desde que tenha em sua posse imagens para iniciar do "0", ou fabricar desde projectos, o modelo virtual, passando depois a um trabalho físico através da impressão em 3D. 


O gosto pelo 3D começou há já largos anos, nos anos tempranos da adolescência, quando, por hobby, o entusiasta desenhava modelos virtuais, em diversos programas relacionados, e, tendo evoluído nesse sentido, adquiriu o conhecimento necessário para fabricar do zero, virtualmente qualquer coisa ou navio que possa ser imaginado. 

Aqui mostramos alguns exemplos, incluindo um modelo do Viking Serenade atualmente em construção na fase de pintura, já com vários detalhes instalados. 


O modelo físico, nasce a partir de um projeto virtual em 3D adaptado de um modelo do navio, enquanto como exemplos já impressos como paquete Funchal,  Marco Polo, Viking Serenade ou Island Escape, que é posteriormente devidamente preparado e impresso em várias escalas, neste caso, em grande escala, com vários módulos a juntarem-se em apenas um, conciso, para nascer uma maqueta de navio com mais de 1m . 


Mostramos, também, um modelo menor, na ordem dos 30 centímetros, do ferry Volcan de Timanfaya, fabricado em 2017. O ferry, da ARMAS, viria a efetuar a operação de verão na Madeira em 2019. O sócio consegue trazer à vida qualquer navio, sendo o número de detalhes instalados proporcionais ao tamanho/escala da maquete.


Vamos acompanhar os futuros trabalhos desde sócio com as maquetas dos navios Sun Viking e Black Prince, até mesmo o início das pinturas ou mesmo outros projectos de sócios, que queiram enviar ao email do CEN.   Imagens sócio Mário Camacho.


Sem comentários: