5.6.22

Quebra-gelos britânico Sir David Attenborough em assistência técnica ao largo do Funchal

 

Imagem sócio Mário Camacho

Este Domingo, encontra-se ao largo do Funchal o extraordinário quebra-gelos britânico Sir David Attenborough, em passagem técnica, fora da área de jurisdição do porto do Funchal - na linha das 3.5 milhas, tendo sido abordado pelo rebocador da APRAM Ilhéu de Cima, em serviço pela agência Blatas, que agenciou esta passagem técnica com carregamento de material para o navio.


Imagem sócio Fernando Gomes

Este navio tem a missão de aprofundar o conhecimento dos pólos sul e norte do planeta (daí a sua proa de quebra-gelo e categoria de casco Polar Class 4), e o seu nome foi atribuído em homenagem ao naturalista e apresentador de televisão britânico David Attenborough, com 96 anos de idade, uma personalidade popular entre os britânicos devido aos programas que produziu e apresenta há já largas décadas na BBC sobre a biodiversidade e natureza. Nos últimos anos, tornou-se num ávido apoiador da luta contra as alterações climáticas, bem como da preservação da vida marinha e terrestre, conservação de espécies em vias de extinção e criação de mais áreas biodiversas e protegidas.

Imagem sócio Ruben Câmara


Com 129 metros de comprimento, tem capacidade para receber até 60 cientistas e 30 tripulantes e tem a bordo um pequeno submarino não tripulado capaz de captar imagens até 6 mil metros de profundidade, o chamado Boaty McBoatface. Este curioso nome nasce porque, curiosamente, aquando da sua nomeação (do navio em si), foi feita uma sondagem pública, e o apresentador de rádio da BBC Jersey, James Hand, sugeriu em tom de brincadeira "Boaty McBoatFace" (Barquinho McCaradeBarquinho). Este nome viria a vencer a sondagem, com 124 mil votos. No entanto, o Ministro da Ciência Britânica Jo Johnson anunciou em 2016 que havia tomado a decisão de nomear o navio de Sir David Attenborough, mas que Boaty McBoatface seria o nome de um dos seus submersíveis a controlo-remoto. Trata-se de um navio híbrido, diesel-elétrico.

Imagem sócio Rodrigo Freitas

Sem comentários: