3.10.22

Primeira tripla de cruzeiros da temporada de Inverno no Funchal

Imagem sócio Ruben Câmara

Hoje foi dia da primeira tripla de navios de cruzeiro se encontrar, nesta temporada invernal 2022/2023 que agora a passos curtos vai começando, culminando com mais de duzentas escalas até o próximo mês de Abril, com picos de movimento em Novembro e no próprio mês de Abril.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Fernando Gomes

No Cais Norte, agora nomeado Terminal 6, já se encontrava atracado desde ontem o Artania, tal como demos conta no artigo anterior. O Artania manteve-se amarrado até às 18:30, hora em que rumou para o porto espanhol de Cádiz, dando continuidade a esta aventura atlântica que irá terminar em Génova, passando também por Tarragona e Toulon.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio David Pereira

Ao Artania juntaram-se dois outros navios, primeiro o Hanseatic Spirit, da Hapag-Lloyd, que foi proveniente de Santa Maria, nos Açores, e atracou à Pontinha pelas 07:00, tendo estendido a escala até às 18:05, hora em que rumou para a Selvagem Grande, para inusitada exploração daquela Reserva Natural pertencente à Região Autónoma da Madeira, onde passará o dia de amanhã. Posteriomente, seguir-se-á o término do cruzeiro em Tenerife.

Imagem sócia Cecília Pereira

Imagem sócia Iria Aguiar

O Hanseatic Spirit é o terceiro elemento da mais recente classe da Hapag-Lloyd Cruises, à qual pertencem também os irmãos-gémeos Hanseatic Nature e Hanseatic Inspiration. São um trio de navios construídos de propósito para explorações e expedições aos pontos mais remotos do planeta, onde navios de maior dimensão típicamente não conseguem chegar, nem possuem as autorizações necessárias. Inaugurado em 2021, após construção levada a cabo pelos estaleiros VARD e custo estimado de construção avaliado em 145 milhões de euros, o Hanseatic Spirit mede 138 metros de comprimento por 22 de largura, com arqueação bruta estimada de 15 540 GRT, sendo que a bordo navegam 196 passageiros e 167 tripulantes.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Luis Fernandes


Imagem sócio Fernando Gomes

Pelas 08:00, foi ocasião para mais uma chegada matinal do MSC Magnifica, para aqui desembarcar os madeirenses que embarcaram na última escala, e embarcar novas dezenas de curiosos passageiros que se aventurarão agora pelo mediterrâneo. Das suas caraterísticas técnicas, já demos conta em artigos anteriores. O MSC Magnifica largou amarras pelas 16:00, com destino Málaga. A bordo do MSC Magnifica, chegaram-nos 2 203 passageiros e 901 tripulantes, tendo efetuado 157 desembarques e 215 embarques.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho

Sem comentários: