9.3.22

Uma descoberta incrível do naufrágio do Endurance


 Uma descoberta incrível. O naufrágio do Endurance, num estado único de preservação, o navio do explorador britânico Ernest Shackleton quebrado pelo gelo em 1915 ao largo da costa da Antártida, foi descoberto no mar de Wedell a 3000 metros de profundidade, anunciaram os seus descobridores na hoje. 


Uma equipa de expedição localizou os destroços do navio de exploração, que afundou no mar de Weddell em 1915. A “mais desafiadora busca de naufrágios do mundo” para uma das maiores lendas da história da exploração, o Endurance de Sir Ernest Shackleton, perdido há mais de um século nas águas geladas da Antártida, foi bem-sucedida. O naufrágio foi encontrado a 3.008 metros abaixo da superfície do que Shackleton descreveu como “a pior parte do pior mar do mundo”. 

Foi descoberto no sábado, o 100º aniversário do funeral de Shackleton, disse o Falklands Maritime Heritage Trust. A expedição Endurance22, que partiu da Cidade do Cabo há um mês, “atingiu seu objetivo”, disse John Shears, o geógrafo veterano que liderou a expedição. “Fizemos história polar com a descoberta do Endurance e concluímos com sucesso a busca de naufrágios mais desafiadora do mundo.” 

 Cruzando a popa de madeira do navio submerso em arco está seu famoso nome, preservado pelas águas geladas e pela ausência de organismos xilófagos. O Endurance foi encontrado na costa da Antártida, aproximadamente quatro milhas ao sul da posição originalmente registrada por seu capitão, Frank Worsley. Não foi visto desde que foi esmagado pelo gelo e afundou no Mar de Weddell em novembro de 1915. Mensun Bound, diretor de exploração da expedição, disse que as imagens mostram que o navio de 144 pés está intacto. “Estamos impressionados com nossa boa sorte em ter localizado e capturado imagens do Endurance”.  Images #Endurance22


Sem comentários: