31.3.22

MSC Seaside e Marella Explorer encerram Março no Funchal

 

Imagem sócio Mário Camacho

Neste último dia de Março, estão presentes no porto do Funchal os navios de cruzeiro MSC Seaside e Marella Explorer, que ocupam praticamente na sua totalidade, o molhe sul do porto do Funchal até às 21:00 de hoje.

Imagem sócio David Pereira

Chegou-nos primeiro o semanal Marella Explorer, pelas 09:00 proveniente de La Gomera, para mais um cruzeiro semanal pelas Canárias e Madeira, a que já nos habituou nesta temporada de Inverno, uma operação de resto já tradicional por parte da sua empresa, a Marella Cruises, anteriormente designada por Thomson Cruises, o operador semanal que há mais anos opera neste mercado ininterruptamente. Pelas 21:00, dará continuação ao seu cruzeiro, rumando a Lanzarote.

Imagem sócio Ruben Câmara

Pelo meio-dia, e após cinco anos de ausência, regressou ao Funchal o MSC Seaside, proveniente de Las Palmas, no âmbito de um cruzeiro transatlântico que se iniciou no Brasil, onde o imponente paquete operou nesta passada temporada de Inverno e terminará na Europa, enquanto o mesmo procura o ameno calor europeu. Seguirá rumo para Valência, também pelas 21:00.

Para amanhã, estão previstos quatro navios no Funchal, com as escalas do Arcadia, Viking Jupiter, Insignia e Mein Schiff 3, este último com chegada apenas à noite como já é hábito.

30.3.22

WORLD VOYAGER saiu do Funchal

Depois de pernoitar no Funchal, o navio de passageiros português WORLD VOYAGER da operadora Nicko Cruises, 

 

29.3.22

Nove navios atracados hoje à tarde no Caniçal

Hoje foi dia para recordes no Caniçal com nove navios atracados, com a presença de quatro cargueiros, dois navios militares e três navios dragas.

No cais norte do porto do Caniçal está três cargueiros o MONTE BRASIL da companhia Transinsular , o FUNCHALENSE 5 da companhia GS Lines, semanais na rota da Madeira e também o cargueiro britânico MINKA C, desde o dia 27 a descarregar cereiais e no cais sul tem quatro dragas ILHEU DE CIMA, PORTO NOVO e BAIXIO, além dos dois navios militares canadianos CDN MONCTON ( 708) e o  CDN GOOSE BAY( 707). 

Ontem chegou o cargueiro MONTE BRASIl chegou ontem, para a sua descarga semanal, proveniente de Leixões, este cargueiro está na rota a substituir o ILHA DA MADEIRA, que está em estaleiro para regresso em breve a linha Madeira-Lisboa-Leixões.  Pelas 16h, entrava no porto do Caniçal o cargueiro PONTA DO SOL da companhia Transinsular Expresso, proveniente de Ponta Delgada nos Açores e tem agendada a sua saída pelas 21h, com destino a Leixões.



Hoje chegou os navios militares CDN MONCTON ( 708) e o  CDN GOOSE BAY( 707), pelas 10h ao porto do Caniçal, proveniente de Dakar no Senegal, para uma escala técnica de vários dias e depois tem como destino o Canadá. Ao fim da noite chega a baía o navio de transporte de cimento ISLAS DOS e de manhã saíu o navio tanque SLOMAN HESTIA das boías do Terminal de Combustiveis com destino a ilha do Porto Santo, sem dúvida foi um dia muito movimento no Porto do Caniçal. Imagens sócio Sergio Ferreira


AIDAmar, Marina e World Voyager movimentaram Funchal

 

Imagem sócia Iria Aguiar

Estiveram nesta terça-feira no porto do Funchal, três navios de cruzeiro, o semanal AIDAmar da AIDA Cruises, o transatlântico Marina e o lusitano World Voyager.


Imagem sócio Ruben Câmara

Atracou primeiro o AIDAmar pelas 06:30, tendo permanecido em porto até às 05:30 desta quarta-feira, em mais um itinerário semanal pelas Canárias e Madeira. A este juntou-se o Marina, da Oceania Cruises, a partir das 07:00, em viagem transatlântica das Caraíbas para Europa, tipo de viagens sazonais que trarão imensos navios ao Funchal, até meados de Maio.

Imagem sócio Ruben Câmara


Pelas 17:00, seguiu rumo o Marina, e meia-hora depois, atracou ao Cais 2 o World Voyager, para uma escala com pernoita, que se estende até às 15:00 de quarta-feira. Foi proveniente do Porto Santo, onde esteve na parte da manhã, e seguirá para Canárias.

Imagem sócio Mário Camacho



28.3.22

Três navios esgotam porto do Funchal

 

Imagem sócio Mário Camacho

Três navios de cruzeiro esgotam hoje o porto do Funchal, são eles o semanal AIDAnova, da AIDA Cruises, o Ventura, da P&O, e o Silver Spirit, que chegou ao final da manhã.

Imagem sócia Sofia Pereira

Atracou primeiro o imponente AIDAnova, pelas 06:00. Como sempre, o AIDAnova é proveniente de Las Palmas, e pelas 23:00 rumará para Tenerife, continuando assim mais um cruzeiro semanal pelas Canárias e Madeira. A bordo, navegam 2 419 passageiros e 1 316 tripulantes. Duas horas depois, atracou o Ventura, que se encontra a realizar um cruzeiro de e para Southampton, com escalas nos arquipélagos das Canárias e Madeira, bem como em Lisboa e Cadiz, onde já esteve no dia 21 e 22. Com 1950 passageiros e 1052 tripulantes, o Ventura seguirá rumo pelas 21:00, tendo precisamente como destino o porto de Southampton, onde finalizará o cruzeiro atual.

Imagem sócio David Pereira

Pelas 11:30, deu entrada no porto do Funchal o elegante Silver Spirit, da Silversea Cruises, no âmbito de um cruzeiro transatlântico que se iniciou em Bridgetown, Barbados, tendo escalado Fuerteventura e La Palma antes de nos chegar. A sua saída está agendada para as 23:00, rumo à capital portuguesa, Lisboa, onde vai terminar o cruzeiro atual. Para amanhã está prevista nova tripla no Funchal, com as chegadas do AIDAmar, Viking Sea e Marina.

27.3.22

Regular Costa Luminosa regressa ao Funchal

Imagem sócio Marco Nóbrega

Neste Domingo, o porto do Funchal recebeu o navio de cruzeiros Costa Luminosa, da italiana Costa Crociere, em mais um dos seus itinerários regulares pelas ilhas atlânticas e Península Ibérica, sendo este o segundo de uma série de seis cruzeiros que efetuará dentro dos mesmos moldes até meados de Maio.

Imagem sócio Olavo Luis

Atracou por volta das 08:00, acompanhado de perto pelo rebocador da APRAM, Ponta do Pargo, por questões de precaução devido ao estado das condições de mar. O navio navega com pouco mais de 500 passageiros e cerca de 850 tripulantes a bordo, e deixou a Pontinha pelas 18:00, rumo a Valência.

Imagem sócio Ruben Câmara

Também no porto do Funchal, mas no Cais Norte, permanece o Hanseatic Inspiration, que seguirá rumo para Fuerteventura hoje, pelas 22:00, findado um turn-around completo dos passageiros a bordo, realizado naquele espaço portuário. Para amanhã o porto do Funchal aguarda casa-cheia, com três navios a preencher por completo o porto: os imponentes Ventura e AIDANova, e o transatlântico Silver Spirit.

26.3.22

Transatlântico Azamara Quest junta-se a gémeos da Hapag-Lloyd

Imagem sócio Ruben Câmara

Neste nublado sábado de Março, o navio de cruzeiros Azamara Quest, da Azamara Cruises, juntou-se ao Hanseatic Nature e Hanseatic Inspiration, gémeos da Hapag-Lloyd que já se encontram em porto desde ontem.

Imagem sócia Iria Aguiar

Tendo atracado pouco passavam das 06:20, o Azamara Quest é proveniente de Miami e encontra-se em viagem transatlântica que terminará no velho continente europeu, a exemplo do que tem feito, e continuarão a fazer, muitos navios de cruzeiro que escolhem o porto do Funchal como ponto intermédio para aportar nestes cruzeiros especiais. A sua partida está agendada para as 22:00, rumo à capital portuguesa, Lisboa.

Imagem sócio Mário Camacho

Também no porto do Funchal se mantém os gémeos da Hapag-Lloyd, Hanseatic Nature e Hanseatic Inspiration, que chegaram ontem e estendem as suas escalas por mais de 24 horas. O Hanseatic Nature partirá hoje, pelas 23:59, rumo a Marbella, na Costa del Sol, localidade turística espanhola, enquanto que o Hanseatic Inspiration aqui dá como findado o seu cruzeiro atual, e inicia um novo, efetuando um turn-around completo dos passageiros a bordo. Amanhã, findados os embarques e desembarques, seguirá rumo pelas 22:00, rumo a Fuerteventura.

Imagem sócio Fernando Gomes

O turn-around do Hanseatic Inspiration é, na realidade, apenas o primeiro de vários turn-arounds que a Hapag-Lloyd fará no porto do Funchal nos próximos meses, com maior destaque a ser dado àqueles que serão levados a cabo pelo Hanseatic Spirit, terceiro navio desta classe que se estreará entre nós no próximo mês, com alguns cruzeiros a terem como porto base o Funchal, uma forte aposta da já bem conhecida empresa germânica na nossa Região Autónoma.

25.3.22

Quatro navios de passageiros no Funchal

 

                                                                         Imagem sócio Mario Camacho
Hoje a cidade do Funchal, recebe a escala de quatro navios de passageiros com  as escalas do transatlântico MSC SPLENDIDA da companhia MSC Cruises, vindo do Brasil, o encontro de navios da frota Hapag Lloyd Expeditions Cruises, com a presença dos navios gemeos HANSEATIC INSPIRATION e HANSEATIC NATURE e após pernoita o MARELLA EXPLORER da companhia Marella Cruises.
                                                         Imagem sócio Mario Camacho

Imagem sócio Fernando Gomes 
O transatlântico MSC SPLENDIDA, proveniente do Brasil via Tenerife, atracou pelas 7h, e tem agendado a sua saída pelas 18h, com destino a Málaga, no Funchal esteve a efectuar embarques de passageiros a região com destino ao Mediterrâneo.                                                  

                                                                  Imagem sócio Rubén Camara 

O navio  MARELLA EXPLORER após a sua estadia com pernoita no Funchal, desde ontem deixou a Madeira, hoje pelas 18h20m, com destino a Arrecife na ilha de Lanzarote nas Canárias.

                                                             Imagem sócio Marco Nobrega

O fundeadouro recebeu o navio HANSEATIC NATURE pelas 14h, proveniente da ilha de La Palma nas Canárias, apesar de estar o Cais Norte vazio, deve-se à chegada do irmão-gémeo HANSEATIC INSPIRATION, ao fim do dia pelas 17h30m, proveniente de  Vila Baleira na ilha do Porto Santo, pois aqui efetuará turn-around completo dos seus passageiros, isto é, desembarcará os mais de uma centena a bordo e embarcará novos passageiros provenientes da Alemanha para um cruzeiro pelas Canárias dia 27 de Março. Estes dois navios germânicos vão pernoitar no Porto do Funchal.

                                                                 Imagem sócia Iria Aguiar 


24.3.22

Trio de navios Vasco da Gama, Seabourn Encore e Marella Explorer


Assim se completou o trio de hoje, com casa cheia no Porto do Funchal com todos os locais de amarração ocupados até às 17h00 o primeiro a entrar no porto do Funchal, foi o luxuoso SEABOURN ENCORE da companhia Seabourn Cruises, pelas 7h, ficando no Cais Norte, seguindo-se depois a chegada do navio MARELLA EXPLORER da companhia Marella Cruises, pelas 8h30m, proveniente de La Gomera nas Canárias e depois o famoso navio português  VASCO DA GAMA da companhia Mystic Ocean, pelas  9h30m, proveniente do porto da Horta na ilha do Faial.

 Em pernoita ficará o MARELLA EXPLORER no Porto do Funchal, pelas 17h, o navio SEABOURN ENCORE tem a sua saída com destino a Canárias e pelas 18h, o navio VASCO DA GAMA teve a sua saída com destino a Lisboa para terminar esta viagem pelas ilhas Portuguesa, para gravações para uma telenovela portuguesa. Imagens sócio Luis Fernandes.


23.3.22

IONA e MEIN SCHIFF 4 no Funchal

 Hoje a cidade do Funchal, recebeu a escala dos navios IONA da companhia P&O Cruises e junta-se assim ao Mein Schiff 4 da companhia Tui Cruises, após pernoita. 
                                                                      Imagem sócio Ruben Camara
O IONA teve a sua chegada pelas 7h, proveniente de Southampton, no Reino Unido, tendo a sua partida do porto do Funchal, pelas 16h30m, com destino a Santa Cruz de Tenerife, nas Canárias.  O navio de passageiros MEIN SCHIFF 4 teve a sua saída às 17h, com destino a ilha de La Palma.
                                                         Imagem sócia Cecilia Pereira 

 

Rebocador " SEA ALFA" no Caniçal

Hoje pelas 14h, entrava em porto do Caniçal o rebocador de alto mar holandês " SEA ALFA" da companhia Seacontractors. O rebocador "Sea Alfa" é um Shoalbuster 3009, construído em 2008, nos estaleiros Damen na Polónia, especialmente projetado para trabalhar em águas rasas e profundas, tem um bollard pull de 50 toneladas, um calado operacional de 3,00 metros que pode ser reduzido a um calado operacional mínimo de: 2,8 metros e uma estabilidade aumentada. 
         Pode ser usado para uma ampla gama de trabalhos, abrangendo, mas não se limitando a, reboque (simples e duplo), empurrador, apoio à dragagem, assistência ao salvamento, remoção de destroços, manutenção portuária, reboque portuário, escolta, manuseio de bóias e âncoras, recuperação de âncoras, colocação de tubos e cabos, transporte de convés e/ou carga e controle de poluição em águas interiores e costeiras.   O rebocador " Sea Alfa" é proveniente do porto de Las Palmas nas Canárias e vai permanecer em porto do Caniçal até dia 27 deste mês.   Imagens sócio Sergio Ferreira 


 

NRP D. CARLOS I no Funchal e patrulha NRP MONDEGO em buscas na Costa Norte da Madeira

Hoje pelas 8h30m, esteve ao largo do Funchal o navio da Marinha Portuguesa, NRP D. CARLOS I, proveniente do Porto Santo, para desembarcar a sua embarcação de apoio MERGULHÃO, para ida a terra para levar material de apoio e rumou a oeste pelas 10h. Este navio está a efectuar levantamentos batimétricos visam atualizar as cartas náuticas. 

                                                
O patrulha NRP MONDEGO esteve hoje o dia todo na costa norte da ilha da Madeira, entre S. Jorge , Santana e Porto da Cruz, em missão de buscas devido ao desaparecimento do turista no cais de S. Jorge, devido a ondulação forte. Imagens sócio Sergio Ferreira 

22.3.22

Terça dos habituais navios da temporada de Inverno

 

                                                                        Imagem sócio Ruben Camara 
Terça-feira no Porto do Funchal com os navios de cruzeiro MEIN SCHIFF 4 no Molhe da Pontinha e o AIDAmar no Cais Norte estando em descanso semanal o ferry LOBO MARINHO O navio da AIDA deixará o Funchal na próxima madrugada pelas 5h30 seguindo-se a entrada do IONA que ficará atracado à proa do MEIN SCHIFF 4 Por este motivo, o navio da TUI Cruises adiou a sua largada para as 17h00 após a saída do "gigante" da P&O Cruises


                                                  Imagem sócio David Pereira

21.3.22

SKY PRINCESS e AIDAnova no Funchal

                                                         Imagem sócio Sergio Ferreira 

Hoje a cidade do Funchal, recebeu a escala dos navios SKY PRINCESS da companhia Princess Cruises e o AIDAnova da companhia AIDA Cruises.  Este navio da PRINCESS CRUISES está a efectuar um cruzeiro transatlântico de 16 dias, que teve a sua partida de Fort Lauderdale nas Caraibas no passado dia 12 de Março onde o Funchal foi o 1º porto de escala em virtude do cancelamento em Ponta Delgada nos Açores. Termina no dia 28 de Março em Southampton, Inglaterra onde inicia outro pelas Ilhas Canárias com passagem pelo Funchal no dia 05 de Abril.
 

                                                Imagem sócia Sofia Pereira

  Pelas 17h00 o navio SKY PRINCESS deixava para trás a Cidade do Funchal, continuando a sua travessia transatlântica tendo como próximo porto de escala, Gibraltar. Apesar da tonelagem-recorde atracada ficar quebrada, a marca (329.000ton), ficará por alguns anos, a não ser que vejamos o recordista do porto.
                                                                 Imagem sócio David Pereira 
O IONA, que Quarta-feira nos visita, com 184.000 toneladas a estar com AIDAnova, que tem apenas menos 1000 toneladas São os navios com mais arqueação bruta a fazer escala no Funchal - difícil? ... mas não impossivel .De volta à realidade o "gigante da AIDAnova" teve a sua chegada de madrugada pelas 6h, vindo das Canárias, na sua habitual escala semanal, deixa o Funchal pelas 23h, com destino a ilha de Tenerife.  

                                              Imagem sócio Ruben Camara