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Imagem sócia Iria Aguiar |
Esta manhã, um grupo de 14 sócios do Clube de Entusiastas de Navios visitaram o veleiro norueguês Sørlandet em mais uma escala no nosso porto, a convite da Agência de Navegação Wilhelmsen Port Services - Madeira bem recebido pela tripulação e comandante do Sørlandet, Tore Knudsen, que recebeu do Presidente do Clube de Entusiastas de Navios, Francisco Loreto, uma pequena lembrança, habitual "Foto do Dia", neste caso com uma imagem do navio em fundeadouro.
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Imagem sócio Fernando Gomes |
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Imagem sócio Fernando Gomes |
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Imagem sócio Fernando Gomes |
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Imagem sócio Mário Camacho |
O comandante do navio, Tore Knudsen, é o mais recente integrante de um grande legado familiar que passa pelo Sørlandet desde a sua construção em 1927, desde logo, com o seu bisavô, que foi dono do veleiro. Entre vendas e revendas, o navio foi adquirido em 1974 pelo seu próprio pai, que o ofereceu à cidade de Kristiansand, onde foi construído, caso prometessem mantê-lo como universidade flutuante, dado que se efetivou e se mantém até hoje. A história do Sørlandet na Madeira não é tampouco escassa, tendo sido informado que o navio esteve na Região aquando da sua primeira viagem transatlântica em 1933.
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Imagem sócio Mário Camacho |
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Imagem sócio Ruben Câmara |
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Imagem sócio Ruben Câmara |
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Imagem sócio Mário Camacho |
O Sørlandet foi construído em Kristiansand na década de 1920, longe de apoios governamentais ou de fundos monetários, uma cidade então mais humilde e longe das grandes metrópoles norueguesas, sendo um de três grandes veleiros noruegueses em atividade. Atualmente, opera como universidade flutuante, estando completamente esgotado - "não cabe nem mais um estudante". A vida não é fácil a bordo do Sørlandet, como nos informa o seu Comandante Tore Knudsen, que afirma que a partida do seu porto base é sempre muito emocionante, com muitas lágrimas da parte dos seus estudantes e familiares, que veem partir os jovens noruegueses - e não só - para largos meses de alto mar. A disciplina a bordo do Sørlandet passa também pelo entregar voluntário dos dispositivos móveis à tripulação, podendo ser recolhidos cada vez que os estudantes vão a terra nos vários portos por onde o veleiro passa. No entanto, conta-nos o comandante Tore, "muitos por vezes já não querem o telemóvel, dizem que não precisam, que passariam o tempo enfiado nele". O hábito através da perseverança e disciplina faz o mote a bordo do veleiro, com os estudantes a serem leccionados ao longo do dia, nas suas aulas, bem como a participarem nas tarefas diárias inerentes à navegação do veleiro.
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Imagem sócio Mário Camacho |
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Imagem sócio Mário Camacho |
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Imagem sócio Ruben Câmara |
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Imagem sócio Mário Camacho |
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Imagem sócio Mário Camacho |
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Imagem sócio Mário Camacho |
O Sørlandet possui apenas um leme principal, sendo que o leme que hoje nos foi possível ver, é o original. Um suplente, encontra-se numa carpintaria norueguesa a ser polido. Inclusive, muito do que é o navio atualmente é ainda tal qual o seu estado original em 1927, tendo sido informado que os estudantes de décadas antigas, por exemplo, solicitam visita ao navio no porto base e frequentemente surpreendem-se com o seu estado de conservação, recordando os tempos longínquos.
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Imagem sócio Ruben Câmara |
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Imagem sócio Ruben Câmara |
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Imagem sócio Mário Camacho |
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Imagem sócio Mário Camacho |
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Imagem sócio Ruben Câmara |
O Sørlandet é, assim, sem dúvida um instrumento indispensável na formação da próxima geração de marinheiros, acolhendo diversas nacionalidades a bordo. O Clube de Entusiastas de Navios por este meio agradece à agência Wilhelmsen Port Services e à tripulação do Sørlandet por tão amistosa receção a bordo do seu fantástico navio e pela oportunidade em conhecer a sua história e interiores.
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Imagem sócio Mário Camacho |
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