23.3.24

Icónico Danmark de regresso à Região

Imagem sócio Ruben Câmara

Encontra-se atracado ao molhe sul do porto do Funchal desde a passada quinta-feira o veleiro Danmark, já muito conhecido destas bandas, após alguns dias também ao largo dos concelhos mais a oeste da ilha.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Proveniente de Mindelo, tem a sua saída anunciada para as 14:00 de Domingo com destino a Málaga. A bordo, viajam 94 tripulantes, quase todos em formação para a marinha mercante da Dinamarca. A título de curiosidade - fez saber a APRAM em publicação oficial - o porto do Funchal terá sido o primeiro porto de escala da carreira deste belo veleiro de três mastros aquando do seu lançamento em 1935, bem como regressou em setembro de 1985 (entre outras ocasiões), para celebrar as bodas de ouro do navio.

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Mário Camacho
Foi construído nos estaleiros de Nakskov, Lolland, sendo considerado o principal navio-escola dinamarquês. Mede 77 metros de comprimento por 9.8 de largura e 5.2 de calado, podendo a sua propulsão ser efetuada a motor, ou à vela através de 26 velas, complementadas por 15 tripulantes e até 80 instruendos.

Sem comentários: