22.1.24

Porta-contentores Ilha da Madeira renomeado Conmar Najade

Imagem sócio Ruben Câmara

Como habitual escalam hoje o porto do Caniçal os porta-contentores Funchalense 5 e Ilha da Madeira, com o destaque desta publicação a ser precisamente para este último, que recentemente viu ser revertida a designação de que já era conhecido popularmente, como pode verificar-se nas imagens em anexo.

Imagem sócio Ruben Câmara


O então Ilha da Madeira encontrava-se em regime de frete que incluiu a alteração de nome. O navio é detido pela Conmar Shipping GMBH & Co. KG, tendo sido construído nos estaleiros de Fujian Mawei Shipbuilding, na China, com fabrico de motores na Caterpillar Motoren, na Alemanha. Agora como Conmar Najade, e de casco preto, designação e configuração de cores que já teve no passado, o navio continua fretado ao serviço da linha de abastecimento da Madeira, mais precisamente, com Lisboa, com escalas às segundas e terças-feiras, salvo necessidades de alteração, tal como vinha ocorrendo até o momento com a transata designação.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Recorde-se, antes de ter sido renomeado Ilha da Madeira, o navio ostentou a designação corrente entre Outubro de 2019 e Novembro de 2020, data em que foi fretado à Transinsular e passou a chamar-se Ilha da Madeira, numa fase inicial ainda com o casco em tons de preto, que agora voltou a "vestir", e mais tarde, no tradicional azul da Transinsular e inscrição de companhia no casco. Anteriormente operou como DS Blue Ocean por diversos operadores. Agora de nome revertido, o Conmar Najade faz parte de uma classe de porta-contentores com 21 unidades, das quais seis, incluindo ele, estão registados no Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR).

Sem comentários: