9.1.24

Corinthian em turn-around total abre estreias de 2024 na Madeira

Imagem sócia Iria Aguiar

Verificou-se uma noite de grande movimento ontem no porto do Funchal com a chegada dos navios de cruzeiro Mein Schiff 1 e Corinthian, este último em escala inaugural e que faz movimentar centenas de passageiros no nosso porto, em turn-around total daqueles a bordo.

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Fernando Gomes
Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho

Ambos os navios mantém-se em porto até amanhã, dia 10, dia em que seguirão rumo, primeiro o estreante Corinthian pelas 07:00 e depois o Mein Schiff 1, pelas 14:00. O Corinthian é detido pela Grand Circle Corporation e operado pela Grand Circle Cruise Line GmbH, é possível observar o logo da Overseas Adventure Travel, uma das marcas do grupo Grand Circle, que detém outros navios de cruzeiro como o Clio, ex. Tere Moana, que escalou o Funchal com esse nome. Quanto ao Corinthian, trata-se do ex. Renaissance Four, quarto da sua série de navios que se estendeu até oito, dividida em duas sub-classes: Renaissance One/Two/Three/Four e Five/Six/Seven/Eight, os quatro últimos, versão modernizada dos primeiros quatro.

Imagem sócio Ruben Câmara


Imagem sócio Peter Gonçalves

Imagem sócio Peter Gonçalves


Imagem sócio Ruben Câmara

No que toca aos demais navios da classe, e focando-se na subclasse do Corinthian, são navios que já vão sendo algo raros: o Renaissance One foi transformado em mega-iate, chamando-se agora de Dubawii, após grande renovação em 2018. O Renaissance Two foi desmantelado como Easycruise One no Dubai, após servir para peças sobressalentes do primeiro, enquanto que o Renaissance Three encontra-se em lay-up como Mantra, fundeado em Balboa, no Panamá, sem previsão de regresso ao serviço, podendo-se dizer assim que o Corinthian é já um pequeno "diamante" na indústria dos cruzeiros. Mede 88 metros de comprimento por 15 de largura e arrasta 4,077 toneladas de peso bruto, o Corinthian foi renovado extensivamente pela última vez em 2018, e na Madeira desembarca 82 passageiros, embarcando 91 que partirão amanhã com destino a Lanzarote.

Sem comentários: