18.10.23

Zuiderdam regressa ao Funchal após 8 anos de ausência

Imagem sócio Ruben Câmara

É necessário regressar até Março de 2015 e, antes dessa, a 2008 para encontrar as duas últimas escalas do Zuiderdam na Madeira, navio da Holland America Line que hoje está de regresso à capital madeirense.

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Ruben Câmara


Imagem sócia Iria Aguiar

Atracou pelas 07:00 em cruzeiro "contra a maré" habitual desta altura do ano, que leva o navio a efetuar um transatlântico inverso desde Fort Lauderdale, onde se iniciou este cruzeiro, que continuará pelas 17:00 quando o navio rumar a Arrecife. A bordo, viajam 1 502 passageiros e 785 tripulantes.

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócia Sofia Pereira

O périplo atual do Zuiderdam é, na verdade, uma grande viagem em redor do continente africano, viagens que eram tipicamente realizadas pelo Amsterdam (atual Bolette) ou Maasdam (atual Renaissance), que com a pandemia foram vendidos a outras companhias. Hoje em dia, este tipo de viagem é realizado ou pelo remanescente da classe S (subclasse V: Volendam e Zaandam), ou pelos navios da classe Vista, como é o caso do Zuiderdam.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Luis Fernandes

Assim sendo, este cruzeiro tem a duração de 73 dias, seguindo-se Arrecife - Canárias, Agadir e Casablanca em Marrocos, La Goulette - Tunísia, Souda - Grécia, Limassol - Chipre, travessia do canal do Suez e escala em Sharm El Sheikh - Egito, Aqaba - Jordânia, Safaga - Egito, Ilha de Mahe - Seychelles, Zanzibar - Tanzânia, Mamoudzou - Ilha de Grande-Terre, Ilha de Nosy Be - Madagascar, Maputo - Moçambique, Durban e Cidade do Cabo - África do Sul, Luderitz e Walvis Bay - Namíbia, Luanda - Angola, Takoradi - Gana, Abidjan -Costa do Marfim, Banjul - Gâmbia, Dakar - Senegal, Mindelo - CAbo Verde e San Juan - Puerto Rico, finalizando esta grande viagem no ponto de partida, Fort Lauderdale, a 22 de Dezembro. Existe a possibilidade de terminar a viagem na Cidade do Cabo. O navio trás pintura alusiva a este cruzeiro, abaixo da sua ponte de comando.

Sem comentários: