2.10.23

NRP Viana do Castelo posicionado nos mares da RAM

 

Imagem sócio Ruben Câmara

Chegou para render as lanchas de patrulha costeira NRP Orion e NRP Hidra, o NRP Viana do Castelo, primeira unidade da classe a que dá o nome, que atracou ao Cais Norte no passado dia 29 e agora entra ao efetivo nos mares da zona económica exclusiva madeirense.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

O NRP Viana do Castelo resulta do projeto NPO 2000, com um custo superior a 50 milhões de euros por unidade, foi aumentado ao serviço da armada portuguesa a 26 de abril de 2011 após encomenda em 2002, destaca-se por ter capacidade para 38 membros da guarnição, no entanto, necessita apenas de 6 elementos para operar em condições de navegação normais.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Com 83,10 metros de comprimento por 12,95 de largura e calado estimado na ordem dos 3,82 metros, a sua dimensão impossibilita o atraque ao habitual cais patrulha do porto do Funchal, forçando o mesmo a atracar nas restantes posições de atraque. Seguramente não será invulgar vê-lo atracado ao Cais Norte, como se encontra, ou até no porto do Caniçal, como em tempos fez o NRP Sines, navio da mesma classe que esteve por cá posicionado em época alta de cruzeiros, em que todos os espaços de amarração frequentemente são utilizados. O navio estará dedicado à patrulha e salvaguarda da vida no mar na Região Autónoma da Madeira.

Sem comentários: