29.12.22

Sete navios de cruzeiro agendados para o fim-de-ano da Madeira

Imagem sócio Francisco Loreto

Para a passagem de ano que se aproxima a passos largos, estão agendados sete navios de cruzeiro para a baía do Funchal, que vão entrar em 2023 da melhor maneira possível, todos eles a navegar ou na capacidade máxima, ou muito próximos disso, perfazendo um total de 10 mil passageiros e cerca de 4,500 membros da tripulação, que vão assistir ao fogo de artifício desde o mar.

Imagem sócio Mário Camacho

No dia 30, está agendada a chegada do Mein Schiff Herz, por volta das 17:15, com mais de 1,800 passageiros a bordo. O navio atracará numa primeira instância à Pontinha, devendo ceder o lugar durante a madrugada, posicionando-se depois em fundeadouro até o final da tarde do dia 31, devendo depois voltar a entrar para a Pontinha, devido à sua escala estender-se até à tarde do dia 1. O Mein Schiff Herz é proveniente de Santa Cruz de Tenerife, onde iniciou o cruzeiro atual e rumará para La Palma quando forem as 14:00 do dia 1 de Janeiro, sendo um de quatro paquetes que ainda vão estar no Funchal quando o primeiro dia de 2023 despertar.

Imagem sócio Ruben Câmara

Já para a manhã do dia 31, estão agendados quatro navios de cruzeiro, entre as 05:00 e as 08:00. O primeiro a chegar será o AIDAstella, que dará entrada para o Cais Norte, numa visita cujo itinerário consta apenas o porto do Funchal como único porto insular atlântico a ser visitado pelo navio. O mesmo é proveniente de Cádiz (Espanha continental) e rumará para Málaga (Espanha continental) para por lá continuar os seus cruzeiros invernais de mediterrâneo. A sua saída está agendada para as 16:00 do dia 1 de Janeiro, uma longa escala, para matar saudades da capital madeirense com mais de 2,100 passageiros e 870 tripulantes a bordo, falando de números redondos.

Imagem sócio Marco Nóbrega

Imagem sócio João Vasconcelos

Entre a próxima meia hora a uma hora e meia depois deverão dar entrada para a Pontinha os navios de cruzeiros Queen Victoria e Borealis, ambos provenientes de Canárias, onde tipicamente os navios "fazem tempo" até que chegue o grande dia mágico no Funchal. Com cerca de 2,100 a 2,200 passageiros a bordo e sensivelmente 900 membros da tripulação, o Queen Victoria é esperado pelas 08:00 e é proveniente de Tenerife e a sua saída está agendada para assim que terminar o fogo-de-artifício, rumando para Cadiz, onde inclusive, segundo anunciou a Cunard, deverá dar entrada de emergência em estaleiro, cancelando a escala que tinha previsto em Lisboa para 4 de Janeiro e ficando em vez disso a seco, por dois dias, para remover objetos que estarão presos a um dos seus propulsores e portanto causado problemas ao navio. Antes da partida, ao final da tarde de 31, deverá ceder o lugar na Pontinha a um dos ex-Celebrity que se encontrarão em fundeadouro. Quanto ao Borealis é esperado pelas 05:30 proveniente de San Sebastian de La Gomera com pouco mais de 855 passageiros a bordo e 670 membros da tripulação e a sua saída está igualmente agendada para após o espetáculo pirotécnico, com destino à capital portuguesa, Lisboa. De igual modo ao luxuoso navio da Cunard, também o Borealis deverá ceder o seu lugar de amarração na Pontinha ao final da tarde.

Imagem sócio Marco Jarimba

O quarto navio a chegar pela manhã será o maior navio de cruzeiros português, o Vasco da Gama com cerca de 600 passageiros a bordo, tendo previsão de largar ferro no fundeadouro do Funchal pelas 07:00, com proveniência de Casablanca, Marrocos. O Vasco da Gama levantará âncora também pouco depois do espetáculo pirotécnico terminar para rumar à Vila Baleira, onde, havendo condições, se vai estrear no dia 1 de Janeiro, também em fundeadouro, rumando a meia tarde para Arrecife de Lanzarote, Canárias.

Imagem sócio Olavo Luís

Seguir-se-á o semanal Marella Explorer, irmão-gémeo do Mein Schiff Herz, que pelas 16:30, chegará, verá e vencerá, ao entrar para a Pontinha após a cedência de espaço de amarração por parte de um navio que lá se encontre. É proveniente de Puerto del Rosario encontrando-se a navegar muito perto da sua capacidade máxima, que é estimada em 1,932 passageiros e 870 tripulantes. A sua escala estender-se-á até às 13:30 do dia 1 de Janeiro, rumando depois para Las Palmas de Gran Canaria onde terminará este especial cruzeiro de Ano Novo.

Imagem sócia Sofia Pereira

Resta falar apenas do Aurora, da tradicional P&O Cruises, a companhia que há mais tempo nos visita a 31 de Janeiro de forma ininterrupta (com a exceção óbvia de 2020). Tradição já desde os tempos do Canberra, este ano é o seu atualmente menor e mais antigo navio a visitar-nos para o Reveillon, não por isso menos elegante, claro está. O Aurora é proveniente de Santa Cruz de La Palma e deverá largar ferro na baía apenas pelas 22:00. No dia 1 de Janeiro despertará ainda no Funchal, condições permitindo, porém ainda fundeado devido à falta de espaço, dado que a Pontinha estará composta com o Marella Explorer e Mein Schiff Herz, e o AIDAstella no Norte onde as dimensões do Aurora o impedem de atracar. Condições permitindo efetuará o transbordo por baleeiras, devendo atracar à Pontinha assim que se liberte espaço, pois será o último dos sete navios a deixar-nos, apenas pelas 17:30, com destino também a Lisboa.

Imagem sócia Sofia Pereira

Vale ressaltar que horários e posições estão sempre sujeitos a mudanças. A bordo dos 7 navios de cruzeiro são esperados cerca de 11 mil passageiros e 6 mil tripulantes para despedir-se de 2022 desde a baía do Funchal.

Imagem sócio Mário Camacho

A um ano da data, a passagem de ano de 2023 já tem nove navios de cruzeiro agendados, e a de 2024, 10 navios, sendo que ainda faltam algumas das nossas mais habituais empresas revelarem os seus calendários para aquela data. Assim sendo, é natural que estes números venham a crescer, especialmente o de 2024.

Sem comentários: