1.4.21

Embarcações SANAS Madeira- Instituição para salvamento e socorro marítimo

As embarcações do SANAS, que é uma instituição vocacionada para socorro e salvamento marítimo, opera em conjunto com a Marinha Portuguesa, com o ISN – Instituto de Socorros a Náufragos, com a Protecção Civil, com as Corporações de Bombeiros e com as Autarquias.

As suas instalações estão localizados na zona debaixo da placa do Aeroporto, na zona Complexo Desportivo de Água de Pena, o SANAS- Madeira tem várias embarcações de relevo, como as lanchas britânicas Arun, várias embarcações semi-rígidas de várias classes e um posto do SANAS (Posto de Socorro a Náufragos) com uma embarcação semi-rígido no Porto Moniz, a norte da ilha da Madeira.

As instalações SANAS -Madeira também dão apoio a ANA -Aeroporto da Madeira, têm uma magnífica rampa de lançamento embarcações salva-vidas, com capacidade para três embarcações semi-rigidas, com três gruas para colocar na água em poucos minutos três lanchas para qualquer cenário de naufrágio ou socorro no mar. 
Actualmente as embarcações da classe Aruns, estão nas oficinas gerais Manutenção de Salva-Vidas, nas instalações dos Sanas-Madeira,  com o "Salvador do Mar" em reparações de equipamentos de navegação e pinturas, antes de voltar ao mar para entrar ao serviço e a outra embarcação da classe em reparação.

Também no mesmo local está a lancha rápida, batizada de UAM 397 - MADEIRA, entregue ao serviço da Policia Maritima, em Fevereiro de 2018.

 As lanchas Aruns foram adquiridas em segunda mão à Royal National Life Boat Instituition, no Reino Unido, em 2003, têm 16,50m de comprimento, 5,43m de boca e 30TAB, equipadas com dois motores Caterpillar de 500cv, cada um e podem atingir uma velocidade máxima de 18 nós.
Imagens sócio Sergio Ferreira.

 

Sem comentários: