4.2.17

Visita do CEN ao patrulha N.R.P. TEJO

 Hoje um grupo de vários sócios do Clube de Entusiastas de Navios, fez a visita ao mais recente navio patrulha N.R.P: TEJO da Marinha Portuguesa.
 A classe "Tejo" é a nova classe de navio-patrulha ao serviço da Marinha Portuguesa. A classe corresponde a quatro navios-patrulha da classe "Flyvefisken" adquiridos pelo estado português, anteriormente ao serviço da Marinha Real Dinamarquesa.
A aquisição dos navios por parte do estado português teve como objectivo a substituição dos quatro navios da classe Cacine até à data ainda ao serviço da Marinha Portuguesa, nesta nova classe já ao efectivo em serviço está o NRP Tejo (2015), estarão operacionais este ano o NRP Douro, NRP Mondego, e em 2018 o NRP Guadiana.
Os sócios do CEN, foram acompanhados na visita pelo comandante do NRP Tejo , primeiro-tenente Rui Pedro R. Franco, que explicou e mostra o seu navio com orgulho e sua tripulação, depois hoje a cerimónia de troca de placas, em que foi entregue pelo presidente do CEN, uma imagem da escala inaugural do N.R.P. Tejo no Funchal.






 O N.R.P. Tejo ao nível e tecnologia e, sobretudo, condições de trabalho e alojamento das tripulações, padrão elevado,  tendo a guarnição, operado por 25 militares (quatro oficias, cinco sargentos e 16 praças), que em relação aos navios da Classe Cacine, têm tripulações de 33 elementos.
O N.R.P. Tejo teve a sua saída de Lisboa, rumo à ilha da Madeira no dia 27 de Dezembro de 2016, chegou à cidade do Funchal no dia 29 de Dezembro de  2016, para uma missão de três meses, para as missões de busca e salvamento, autoridade do mar e o apoio a outras entidades, nomeadamente ao Parque Natural, na rendição dos vigilantes, nas Desertas e nas Selvagens.
O N.R.P. Tejo terminará a missão em Março e será substituído por um navio da classe Cacine.
Imagens Sergio Ferreira

Sem comentários: