4.6.16

CEN visitou navio porta-contentores "Laura S"

 
 O CEN - Clube de Entusiastas de Navios promoveu neste sábado, 4 de Outubro, uma visita a bordo do novo navio porta-contentores da Box Lines, empresa detida pelo Grupo Sousa, com sede na Madeira.
Um grupo associados a que se juntou o administrador do Grupo Sousa, Duarte Rodrigues e Ana Gouveia, por parte da APRAM, que quiseram assinalar esta primeira viagem à Madeira e a segunda ao serviço da Box Lines, depois de uma ida aos Açores.
O "Laura S" foi construído em 1998 nos Estaleiros de Viana do Castelo, sendo um navio muito idêntico ao "Insular", o qual agora substitui na rota que liga semanalmente Lisboa ao porto do Caniçal.
Com um comprimento fora-a-fora de 119,65 m, uma boca de 20,63 m e 5850 de arqueação bruta. A capacidade comercial deste navio ronda os 350 TEUS, embora em termos de projecto tenha uma capacidade superior. A velocidade máxima ronda os 15,5 nós, o que lhe permite ligar Lisboa ao Funchal em cerca de 35 horas.

Estando registado no registo da Madeira RIN-MAR, a tripulação do navio é toda de nacionalidade portuguesa, incluindo dois oficiais madeirenses.
O grupo foi amavelmente recebido pelo Cdte. Rui Quental que nos mostrou todas as áreas do navio, incluindo a casa das máquinas. Esta visita, para além de assinalar esta escala de mais um navio do armador madeirense, pretende fomentar nos sócios do CEN o gosto por outro tipo de navios e diversificar actividades.

Sem comentários: