| Imagem sócio Marcial Fernandes |
Em reportagem especial CEN, olhando às previsões para escalas de navios de cruzeiro compreendidas entre 01 de Outubro e 30 de Abril, a TUI Cruises - Mein Schiff - é o operador com mais escalas agendadas para esta temporada de inverno 2025/2026. O maior responsável estreia no porto do Funchal amanhã (29 de outubro).
| Imagem sócia Sofia Pereira |
O mercado alemão continuará a ser o mercado de maior expressão, com market share ligeiramente superior ao mercado britânico, igualmente muito forte como já é tradição. Como referido, a Mein Schiff aparece no topo da tabela com 41 escalas agendadas, sendo o novíssimo Mein Schiff Relax responsável por 25 destas, semanalmente. O navio, que estreia amanhã no Funchal, terá o apoio dos colegas de frota Mein Schiff 7 (11), Mein Schiff 3 (4) e Mein Schiff 1 (1) para compôr o número total do operador alemão, que tem vindo a crescer substancialmente ao longo dos últimos anos, tanto na região da CAI, como de modo geral, dado que anteontem assinou contrato de construção com os estaleiros Fincantieri para mais dois navios.
| Imagem sócia Iria Aguiar |
Logo atrás da Mein Schiff aparecem os tradicionais "gigantes" da temporada. Concorrente direta à TUI, a AIDA, outrora líder durante mais de uma década surge com 39 escalas agendadas, apesar de apresentar-se com mais navios neste período. O AIDAcosma, semanal da segunda-feira será responsável por 21 escalas, seguido de AIDAbella (7), AIDAluna (5), AIDAsol (2), AIDAmar (1) e AIDAdiva (1), este último em volta ao mundo no mês de Março. A meia temporada, o AIDAbella, quinzenal à terça-feira, será substituído pelo AIDAluna devido a período de manutenção previsto no primeiro.
| Imagem sócio Paulo Pereira |
A encerrar o pódio está a P&O Cruises, maior operador do porto do Funchal no ano civil de 2023 e 2024 - e, ao que tudo indicará, de 2025 - também devido às suas apostas de sucesso no mercado das Canárias no Verão. O operador britânico tem agendadas 38 escalas, 22 com o semanal Azura, seguido do Ventura (6), Iona (4), Arcadia (4) e Britannia (3) no período referido - incluídas nestes números já estão algumas escalas que já se realizaram neste mês de outubro.
| Imagem sócio Fernando Gomes |
O grupo TUI continuará também o crescimento na vertente britânica, com a Marella Cruises a possuir 33 escalas semanais agendadas, 19 pelo Marella Voyager (ex. Mein Schiff Herz, Mein Schiff 2, Celebrity Mercury) e 14 pelo Marella Explorer 2 (ex. SkySea Golden Era, Celebrity Century). No total, a cumprirem-se na sua totalidade, serão 74 escalas pelo grupo TUI, somando os dados desta vertente britânica à alemã Mein Schiff.
| Imagem sócio Peter Gonçalves |
Ainda na senda dos cruzeiros semanais, a MSC Cruzeiros surge logo atrás, com 29 escalas agendadas, 22 das quais pelo MSC Musica, o navio que estará responsável por cruzeiros às Canárias com embarques e desembarques no Funchal nesta temporada. MSC Virtuosa (2), MSC Preziosa (2), MSC Magnifica (1 - volta ao mundo), MSC Divina (1) e MSC Grandiosa (1) passam também pela Região nesta temporada, além de uma escala da Explora Journeys, empresa de luxo do grupo MSC que nos visitará com o seu Explora I ainda este mês.
| Imagem sócio Ruben Câmara |
Algumas das restantes mais habituais companhias incluem a SAGA Cruises (13), Silversea (11), Windstar (11 - inédita operação regular do Wind Star), Cunard Line (11), Ponant (8), Phoenix Reisen (7) e Fred. Olsen Cruise Lines (7). Existem ainda vários operadores com 5 ou menos escalas agendadas que, não menos importantes, quando somados como um conjunto constituem também uma importantíssima fatia de movimento no porto do Funchal.
| Imagem sócio Mário Camacho |
No que concerne aos grandes grupos de cruzeiro, o grupo Norwegian será representado com 20 escalas (Oceania Cruises com 8, Norwegian Cruise Line e Regent Cruises com 6), sendo o grupo Carnival (Carnival, AIDA, P&O, Cunard, Princess, Holland America Line, Costa e Seabourn) aquele que reúne mais escalas. Para este próximo mês de Novembro estão agendadas 59 escalas de navios de cruzeiros no porto do Funchal, representando como habitual o pico da primeira metade da temporada, sendo que o mês de Abril pautará o segundo auge máximo. Em comum, estes dois meses representam o pico dos cruzeiros transatlânticos da Europa para as Américas (Novembro) e vice-versa (Abril) no entanto, com o saudável número de navios de cruzeiro regulares ou semanais, todos os meses da temporada possuem dados positivos que seguem as recentes tendências de crescimento da indústria em geral, na Região e na área atlântica como um todo e igualmente como alternativa a mercados atualmente suspensos por questões de conflitos entre nações ou geopolíticas.
Sem comentários:
Enviar um comentário