29.7.25

Veleiro histórico Restauration regressa ao Funchal 200 anos depois

Imagem sócio Ruben Câmara

Chegou hoje à Marina do Funchal - Cais 8 o histórico veleiro norueguês Restauration, para uma escala que celebra o bicentenário da sua travessia de Stavanger a Nova Iorque e promove discussões sobre o turismo regenerativo integrado no arquipélago madeirense. 

Imagem sócio Ruben Câmara

Foi há 200 anos que a tripulação desta embarcação, que rumava a Nova Iorque, encontrou em alto mar uma pipa de vinho Madeira e depois de beber todo o conteúdo da mesma, aportou por engano no Funchal - ou assim reza a lenda. O mesmo navio, restaurado entretanto por duas distintas ocasiões regressou hoje proveniente de La Coruña, aportando pelas 08:45 na nova marina do Funchal, no interior do Cais 8.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Trata-se de uma visita com intuito de celebração do bicentenário da travessia original, promovida pela Universidade da Madeira (UMa), em parceria com a Embaixada da Noruega, a Slow Food Bergen, a Cátedra UNESCO do Património Cultural Imaterial da Universidade de Évora, entre outras entidades e com apoio local prestado pela Wilhelmsen Port Services. A bombordo é possível observar-se uma placa com a inscrição "Stavanger - New York 1825-2025". O Restauration homenageia o navio original lançado em 1660  para celebrar o regresso do Rei Carlos II ao trono inglês, um acontecimento conhecido historicamente como a Restauração Inglesa. Trata-se de um veleiro com 16 metros de comprimento por 5 de boca.

Sem comentários: