31.7.25

Sea Angel iluminou noites da segunda quinzena de Julho na Calheta

Imagem sócio Mário Camacho

Registos de uma das várias pernoitas do Sea Angel na Marina da Calheta, navio de pesca desportiva anteriormente neste espaço reportado, que colocou no passado dia 28 fim à sua estadia na Região.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócio Mário Camacho


A equipa Sea Angel Fishing Team acedeu à curiosidade dos entusiastas que o foram registar de propósito ao final da tarde do dia seguinte à sua chegada, quando questionados sobre a sua iluminação noturna acendeu em seguida na totalidade as luzes subaquáticas e de mastro, revelando as cores da bandeira estadunidense, bem como do estado do Texas, de onde a família é natural - azul, branco e vermelho, registos que hoje publicamos. O navio seguiu rumo anteontem com destino a Ponta Delgada, nos Açores devendo depois reposicionar-se na Marina da Horta. A Região Autónoma dos Açores, entre Ponta Delgada e a Horta aglomera vários conhecidos das nossas águas, desde os "internacionais" Uno Mas, Absolute Chaos e a equipa Bad Company a algumas embarcações mais tradicionais, entre muitos outros.

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócio Mário Camacho

30.7.25

Eventos assinalam escala do veleiro norueguês Restauration

Imagem sócio Mário Camacho

Vem decorrendo ao longo do dia de hoje vários eventos que vão assim assinalando a escala do veleiro norueguês Restauration, no bicentenário da viagem do Restauration que em 1825 passou pelo porto do Funchal.

Imagem sócio Mário Camacho
Imagem sócio Mário Camacho


Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Deu-se esta manhã uma conferência-convívio, começando por encontro junto ao navio e posterior traslado para o Centro Comunitário, na Marina do Funchal, onde discursaram várias reconhecidas faces das mais variadas entidades regionais, como Chris Blandy, CEO da Madeira Wine Company, Sílvio Fernandes, Reitor da Universidade da Madeira, Jorge Ferreira, Representante da Wilhelmsen Port Services, Paula Cabaço, Presidente da Portos da Madeira e Andrew Zino, Representante do Consulado da Noruega na Madeira, além do comandante da embarcação, cada um destes realçando questões importantes sobre a imigração e cultura norueguesa, a missão do Restauration, a ligação da escala com a UMa, e toda a importância histórica da Região Autónoma da Madeira como ponto de paragem geoestratégico no oceano atlântico. Também a Slow Food Bergen esteve representada através do Chef Bjarte Finne. O Clube de Entusiastas de Navios esteve também presente neste importante evento, através do seu Presidente, Francisco Loreto e Vice-Presidente, Mário Camacho.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

O Restauration tornou-se um símbolo do início da emigração em larga escala de noruegueses para os Estados Unidos, com muitos descendentes dos passageiros originais ainda ativos nas comunidades norueguesas-americanas até hoje. Além da cerimónia desta manhã, esta tarde a Universidade da Madeira acolheu a sessão “Integrated Regenerative Tourism – By Sea and By Land”, inserida nas mesmas comemorações conforme iniciativa promovida pela Embaixada da Noruega, a Universidade da Madeira, a Slow Food Bergen, a Restauration Friends Association, o Governo Regional da Madeira e a Cátedra UNESCO do Património Cultural Imaterial da Universidade de Évora, com o objetivo de celebrar a coragem dos emigrantes. Está ainda prevista segunda amostra gastronómica pela Slow Foods Bergen, além de visitas guiadas às tradicionais vinhas da costa norte e sul da ilha. O veleiro tem previsão de chegada a Nova Iorque a 09 de Outubro. O Clube de Entusiastas de Navios agradece à Wilhelmsen Port Services pelo convite em integrar os acontecimentos cerimoniais de hoje.

Imagem sócio Mário Camacho

29.7.25

Veleiro histórico Restauration regressa ao Funchal 200 anos depois

Imagem sócio Ruben Câmara

Chegou hoje à Marina do Funchal - Cais 8 uma réplica do histórico veleiro norueguês Restauration, para uma escala que celebra o bicentenário da travessia de Stavanger a Nova Iorque e promove discussões sobre o turismo regenerativo integrado no arquipélago madeirense. 

Imagem sócio Ruben Câmara

Foi há 200 anos que a tripulação da embarcação original, que rumava a Nova Iorque, encontrou em alto mar uma pipa de vinho Madeira e depois de beber todo o conteúdo da mesma, aportou por engano no Funchal - ou assim reza a lenda. A sua réplica aportou hoje proveniente de La Coruña, aportando pelas 08:45 na nova marina do Funchal, no interior do Cais 8.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Trata-se de uma visita com intuito de celebração do bicentenário da travessia original, promovida pela Universidade da Madeira (UMa), em parceria com a Embaixada da Noruega, a Slow Food Bergen, a Cátedra UNESCO do Património Cultural Imaterial da Universidade de Évora, entre outras entidades e com apoio local prestado pela Wilhelmsen Port Services. A bombordo é possível observar-se uma placa com a inscrição "Stavanger - New York 1825-2025". O Restauration homenageia o navio original lançado em 1660  para celebrar o regresso do Rei Carlos II ao trono inglês, um acontecimento conhecido historicamente como a Restauração Inglesa. Trata-se de um veleiro com 16 metros de comprimento por 5 de boca.

Kathy C na baía do Funchal

 

Imagem sócio Ruben Câmara

Encontra-se hoje fundeado na baía do Funchal o navio de carga geral Kathy C, em aguardo de espaço no porto comercial do Caniçal, onde vai atracar até quinta-feira.


Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

O Katty C é já um conhecido visitante do porto do Caniçal, parte de uma frota de pequenos navios que são afretados ao serviço das linhas de cereal ou ferro, por esta ocasião foi proveniente de La Pallice, tendo as operações de descarga no Caniçal de momento previsão para terminarem até às 14:00 do próximo dia 02 de agosto, em que seguirá rumo.

Desportivo Dream On na Marina do Funchal

 

Imagem sócio Mário Camacho

Registos de uma normal estadia do iate de pesca desportiva Dream On na Marina do Funchal, embarcação que chegou à Região pela primeira vez há menos de um ano, mas ainda não havia surgido registada fotograficamente neste espaço.

Imagem sócio Mário Camacho

O Dream On é comandado pelo capitão Nuno Gouveia, estando baseado na Marina do Funchal para experiências de pesca e passeios. Participou igualmente no campeonato do mundo de pesca de Blue Marlin a 04 de Julho último. O "Dream On" está disponível para pesca à linha, pesca de marlin, pesca de atum, pesca com isco vivo e jigging, além de oferecer passeios especiais como a pesca mista de 10 horas ou pesca noturna até 4 pessoas na ilha do Porto Santo. Trata-se de uma embarcação de 40 pés (~12 metros) lançada pelos estaleiros Luhrs Sportfish, com base nos Estados Unidos desde 1835 e escritório em Monte Carlo.

25.7.25

Nota de pesar: António Magno Morna Nascimento, Sócio nº67

 


O Clube de Entusiastas de Navios vem por este meio emitir uma  nota de pesar pela partida deste mundo do seu sócio nº 67, António Magno Morna Nascimento, cujo falecimento foi hoje comunicado. O seu funeral será nesta sexta-feira, dia 25 de julho, com Missa de Corpo Presente, na Capela de Nossa Senhora das Angústias, em São Martinho, pelas 12h30.



António Magno Morna, 2º da direita para a esquerda, era um sócio bastante participativo nos convívios do CEN

Inscrito no Clube a 8 de Julho de 1995, o associado foi homenageado a 25 de novembro de 2021, data em que a então Direção do Clube teve o prazer de entregar uma placa comemorativa de 25 anos de associado. Mais recentemente, vinha sendo presença assídua nos encontros de Domingo na sede, em que nos presenteou com a sua estimada presença. António Magno Morna Nascimento representou durante a sua vida térrea, todo um importante e contagiante gosto pelos navios e eventos relacionados, simpatizante de exposições e da divulgação do nosso meio à população. A Direção do Clube de Entusiastas de Navios, em seu nome, dos associados e demais simpatizantes da associação endereça as suas mais sentidas condolências à família enlutada.

23.7.25

Tripla de navios movimenta Caniçal

 

Imagem sócio Paulo David

Escalam hoje o porto do Caniçal três navios comerciais de distintas linhas de abastecimento, que fizeram movimentar aquele porto comercial.

Imagem sócio Paulo David

Imagem sócio Paulo David

Imagem sócio Paulo David

Atracou primeiro o Monte Brasil na passada segunda-feira pelas 16:00, foi proveniente de Leixões e teve saída hoje pelas 17:00 com destino a Lisboa. Na Região encontra-se desde dia 23 o Islas Dos, ainda afeto à linha de cimento foi proveniente de Huelva atracou após a saída do Funchalense 5, que sucedeu esta madrugada, para descarga de cimento a granel. Tem saída agendada para as 14:00 do próximo dia 27 com destino à proveniência. No Terminal da CLCM, atracou esta manhã o petroleiro Emmy Schulte, proveniente de Sines ruma amanhã ao final da tarde para o Porto Santo.

Imagem sócio Paulo David

Imagem sócio Paulo David

Imagem sócio Paulo David

Ventura de verão no Funchal

Imagem sócia Sofia Pereira

 Escala hoje o porto do Funchal o navio de cruzeiros Ventura da P&O Cruises, para nova escala no âmbito de cruzeiro pelas ilhas atlânticas.

Imagem sócio Fernando Gomes

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Fernando Gomes
Imagem sócio Ruben Câmara


Imagem sócia Cecília Pereira

Com 3.420 passageiros e 1.177 tripulantes a bordo, o Ventura atracou pelas 07:00 e encontra-se em viagem de 14 dias sendo o Funchal o primeiro ponto de paragem, tendo sido proveniente de Southampton. Tem previsão de rumo a La Palma hoje, pelas 17:00.

Imagem sócio Olavo Luís

Imagem sócia Sofia Pereira


Desportivo Cutnail na Calheta

Imagem sócio Mário Camacho

Atracou à Marina da Calheta no final da semana passada o iate de pesca desportiva Cutnail, para partidas em busca dos afamados Blue Marlin, cuja época alta vivenciamos por esta altura do ano.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

O Cutnail aqui registado é a mais recente adição à equipa Cutnail Sportsfishing, que possui um outro pesqueiro desportivo, com cerca de 52 pés (~15,8m). A sua nova aquisição, o Cutnail que apresentamos, na realidade é o ex. Tightline, construído por Michael Fitz, especialista de construção "à medida" deste tipo de embarcações - com o slogan "Fitz right" (~fits right = encaixa-se perfeitamente, em alusão à acessibilidade em relação a pedidos personalizados). Trata-se de uma embarcação de 41 pés, cerca de 12,5 metros que já se encontrava na Região há algumas temporadas com a designação anterior. Revendido este ano para os novos proprietários pela Black Flag Yacht Sales, encontra agora renovado colorido e nome na prática desta modalidade.

Imagem sócio Mário Camacho

20.7.25

Mega-iate desportivo Sea Angel na Calheta

 

Imagem sócio Mário Camacho

Está pela primeira vez na Região o mega-iate desportivo Sea Angel e seu proprietário, cuja chegada à Região se anteontem.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócia Sofia Pereira

Imagem sócio Mário Camacho

O Sea Angel foi proveniente de Las Palmas de Gran Canaria, onde foi descarregado no início do mês de Junho por um navio de carga geral, que o transportou desde os Estados Unidos. Após duas semanas de pesca rumou à Marina da Calheta, onde permanecerá igualmente duas semanas, antes de rumar à Horta no início de Agosto. Trata-se de um mega-iate com pouco mais de 22 metros de comprimento modelo Merritt 72, construído pelos estaleiros Merritt Boat & Engine Works, estaleiro familiar em atividade desde 1955 com base em Pompano Beach, na Flórida, sendo esta a maior embarcação da equipa Sea Angel.

Imagem sócio Mário Camacho
Imagem sócia Sofia Pereira
O Sea Angel pertence a uma experiente família no ramo da pesca desportiva, natural do estado do Texas, nos Estados Unidos - onde estão também registados os seus três navios -, cuja presença na Região não é totalmente estranha, tendo destacado presença com o seu primeiro navio, menor e mais antigo igualmente denominado Sea Angel no ano passado e cujo registo possuímos neste mesmo espaço e pode visualizar utilizando a barra de pesquisa. No entanto, trata-se da primeira visita deste mais recente Sea Angel e seu proprietário, tendo já reportado o registo de um Blue Marlin com entre 700 a 800 libras (~315 a 360 kg) no seu primeiro dia de pesca nos nossos mares.
Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho