22.2.25

Novo Islas Tres vai substituir clássico Islas Dos vendido para desmantelamento

Imagem Andreas Modersitzki via MarineTraffic

A linha do cimento a granel está prestes a receber uma grande novidade, dado que a empresa espanhola Arabella Enterprises Corp. com sede em Las Palmas de Gran Canaria, vendeu no final de Dezembro último o seu clássico cimenteiro Islas Dos para desmantelamento, cuja operação restante foi levada a cabo e terminou no passado dia 20 de Fevereiro em Arrecife.

Islas Dos. Imagem sócio Mário Camacho

Islas Dos. Imagem sócio Mário Camacho

Com os seus 108 metros de comprimento por 6,8 de boca, o Islas Dos efetuou dezenas de escalas ao longo de muitos anos ao serviço da linha de cimento a granel com Canárias e a Península Ibérica tendo se despedido do Caniçal oficialmente pelas 14:00 de 16 de fevereiro último, no que foi essencialmente o seu último porto comercial. Esta habitual operação será agora levada a cabo pelo mais recente "reforço" da Arabella, o Islas Tres, ex. Nordanvik - nome com o qual esteve registado no MAR entre novembro de 2024 e 15 de Janeiro de 2025, dia em que foram finalizadas as últimas burocracias da sua aquisição pela Arabella.

Imagem Andreas Modersitzki via MarineTraffic - como Nordanvik

O "novo" Islas Tres mede 97 metros de comprimento por 4,8 de boca e já se encontra a rumar a Málaga, porto que vai preceder a sua estreia no Caniçal, agendada para dia 26 de fevereiro. O navio foi construído nos estaleiros de Yildirim, na Turquia corria o ano de 2002, tendo sido lançado como Dogu Em. Entretanto, já ostentou outras 5 designações ao longo da carreira: Dogu Em, Kamer 3, Crete Cement, Mario M, Tiger e Nordanvik antes da atual, Islas Tres, com a qual se tornará habitual visitante do Caniçal. O casco do navio foi originalmente lançado em 1991 como Mironych, navio de carga geral de construção romena e readaptado para cimenteiro em 2002, tendo o casco sido rebocado e terminado no referido estaleiro turco.

Storm I, outro dos navios da Arabella. Imagem sócio Artur Filipe

O Islas Tres é o quarto navio em ativo na frota da Arabella, juntando-se aos navios Dura Bulk, Titania e Storm I - os dois primeiros, cinquagenários tal como o recém-vendido Islas Dos. Além do Islas Dos, a empresa vendeu um dos seus navios, de nome Altair (IMO: 7700001) para desmantelamento, tendo sido encalhado na sucata de Aliaga, na Turquia a 15 de janeiro último, destino que o Islas Dos deverá seguir brevemente. Aliaga é presentemente uma das maiores sucatas navais do mundo, sendo distinguida ao abrigo da convenção ambiental de Hong Kong, devido a práticas ambientais certificadas, assumindo cada vez mais um papel de relevância no que toca ao desmantelamento de navios em especial de empresas europeias, cuja venda para desmantelamento deve sempre suceder a um estaleiro certificado ao abrigo da referida convenção.

Sem comentários: