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Imagem Andreas Modersitzki via MarineTraffic |
A linha do cimento a granel está prestes a receber uma grande novidade, dado que a empresa espanhola Arabella Enterprises Corp. com sede em Las Palmas de Gran Canaria, vendeu no final de Dezembro último o seu clássico cimenteiro Islas Dos para desmantelamento, cuja operação restante foi levada a cabo e terminou no passado dia 20 de Fevereiro em Arrecife.
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Islas Dos. Imagem sócio Mário Camacho |
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Islas Dos. Imagem sócio Mário Camacho
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Com os seus 108 metros de comprimento por 6,8 de boca, o Islas Dos efetuou dezenas de escalas ao longo de muitos anos ao serviço da linha de cimento a granel com Canárias e a Península Ibérica tendo se despedido do Caniçal oficialmente pelas 14:00 de 16 de fevereiro último, no que foi essencialmente o seu último porto comercial. Esta habitual operação será agora levada a cabo pelo mais recente "reforço" da Arabella, o Islas Tres, ex. Nordanvik - nome com o qual esteve registado no MAR entre novembro de 2024 e 15 de Janeiro de 2025, dia em que foram finalizadas as últimas burocracias da sua aquisição pela Arabella.
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Imagem Andreas Modersitzki via MarineTraffic - como Nordanvik
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O "novo" Islas Tres mede 97 metros de comprimento por 4,8 de boca e já se encontra a rumar a Málaga, porto que vai preceder a sua estreia no Caniçal, agendada para dia 26 de fevereiro. O navio foi construído nos estaleiros de Yildirim, na Turquia corria o ano de 2002, tendo sido lançado como Dogu Em. Entretanto, já ostentou outras 5 designações ao longo da carreira: Dogu Em, Kamer 3, Crete Cement, Mario M, Tiger e Nordanvik antes da atual, Islas Tres, com a qual se tornará habitual visitante do Caniçal. O casco do navio foi originalmente lançado em 1991 como Mironych, navio de carga geral de construção romena e readaptado para cimenteiro em 2002, tendo o casco sido rebocado e terminado no referido estaleiro turco.
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Storm I, outro dos navios da Arabella. Imagem sócio Artur Filipe |
O Islas Tres é o quarto navio em ativo na frota da Arabella, juntando-se aos navios Dura Bulk, Titania e Storm I - os dois primeiros, cinquagenários tal como o recém-vendido Islas Dos. Além do Islas Dos, a empresa vendeu um dos seus navios, de nome Altair (IMO: 7700001) para desmantelamento, tendo sido encalhado na sucata de Aliaga, na Turquia a 15 de janeiro último, destino que o Islas Dos deverá seguir brevemente. Aliaga é presentemente uma das maiores sucatas navais do mundo, sendo distinguida ao abrigo da convenção ambiental de Hong Kong, devido a práticas ambientais certificadas, assumindo cada vez mais um papel de relevância no que toca ao desmantelamento de navios em especial de empresas europeias, cuja venda para desmantelamento deve sempre suceder a um estaleiro certificado ao abrigo da referida convenção.
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