21.6.23

Veleiro suíço Fleur de Passion e Alarife Cien no porto do Funchal

Imagem sócio Sergio Ferreira


Encontram-se no porto do Funchal dois pequenos veleiros que tem feito da Pontinha a sua 'casa' nos últimos dias, no caso, o clássico veleiro Fleur de Passion e o Alarife Cien, iate à vela privado que se encontra em exploração da Madeira desde o último dia 6 de Junho.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Sergio Ferreira

Imagem sócio Sergio Ferreira

Imagem sócio Sergio Ferreira

Atracou primeiro o Alarife Cien ao final da tarde do dia 15, proveniente do Porto Santo onde esteve fundeado durante três dias, tendo previsão de rumar já hoje para Portimão, mais precisamente a Marina de Vilamoura. O Alarife Cien é considerado um veleiro desportivo, tendo sido lançado em 2006 pelo estaleiro espanhol Barcos Deportivos, detido por proprietários da mesma nacionalidade, arrastando apenas 89 toneladas e sendo propulsionado por dois motores Perkins com 265 cavalos cada. Pode acomodar 6 convidados em 3 cabines interiores.

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Sergio Ferreira

Já o clássico Fleur de Passion atracou na manhã de 16 com proveniência de Portimão, vem visitar a ilha da Madeira até o próximo dia 26, rumando posteriormente para La Coruña, no Norte de Espanha. O clássico Fleur de Passion possui bandeira suíça e encontra-se numa expedição entitulada "Expedição do Mapeamento do Mar". Mede 33 metros de comprimento por 6 de largura e calado com 2 metros, estrutura de ferro e arrastamento de 100 toneladas. Possui uma área vélica na ordem dos 380 metros quadrados e o mastro principal mede 24 metros de altura. Pode navegar com apenas quatro membros da tripulação essencial, no entanto, tem capacidade para albergar até 12 pessoas em navegação de alto mar, ou 30 pessoas em passeios costeiros. Foi lançado em 1941 pelos estaleiros construtores em Bremen e cedido à França como reparações de guerra em 1945, findado o segundo conflito militar mundial. Em 1976 foi revendido a interesses privados, após algum tempo em lay-up. Em 2002 volta a ser revendido à Pacific Association, proprietários atuais que o recuperaram após o navio ter estado ao abandono e em más condições no porto de Fort-Balaguier em Toulon.  Após esta aquisição, o navio voltou a navegar em 2009, após mais de 30 mil horas de trabalho ao longo de seis anos de pesados trabalhos. Neste momento encontra-se já fundeado na zona do Lazareto.

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