30.3.21

Embarcação histórica SCOTIA no Porto Novo


Uma das três embarcações da antiga empresa Costa do Sol, Transportes Marítimos de Passageiros e Turismo, Lda, que em 2009, entrou num processo de insolvência, ficando as lanchas SCOTIA, MAY, TAMISA, ficaram abandonados na Marina do Funchal e varadouro S. Lázaro.  Mais tarde a APRAM iniciou o transporte de várias embarcações para a zona do Porto Novo, em Santa Cruz, devido a obras de remodelação de toda a área portuária e ter espaços livres no varadouro de S. Lázaro para outras embarcações e acessos a clubes naúticos.
A lancha SCOTIA  fez várias viagens turisticas efectuou pela costa sul da ilha da Madeira, também ligações de viagens entre a marina do Funchal e o molhe da pontinha para transporte de passageiros dos navios de cruzeiros.
Actualmente a lancha SCOTIA, encontra-se num espaço APRAM, junto com outras embarcações que os seus proprietários foram notificados para a sua retirada, como podemos ver nas imagens o iate à vela Srº. da Bonança, após depositados neste local, houve mais tarde uma concessão do espaço com uma sucata local. Verificando a lancha SCOTIA, sem os seus equipamentos de navegação, nota-se a falta dos dois hélices na popa da embarcação, pois estava equipada com dois motores Perkins de 115HP, esta embarcação tem 14,31m de comprimento, 3,69 de boca e 1,50m de calado para as suas 26,26TAB. Em breve vamos abordar as outras embarcações históricas no Porto Novo. Imagens sócio Sergio Ferreira. 

 

Sem comentários: