Existe este ano um aumento de quota de pesca de atum, para as embarcações registadas em portos das Regiões Autónomas da Madeira e Açores, com 85%, para captura de atum-voador do norte e atum patudo. Assim os armadores estão a investir a preparar os navios, para iniciar a temporada de pesca no Atlântico.
Estivemos a verificar os trabalhos de reparação de várias embarcações, com trabalhos de manutenção efetuados manualmente, para cascos de navios ainda em madeira para várias utilidades como estas em navios de pesca, precisam de cuidados maiores depois de determinado tempo de uso.
Neste tipo de embarcação é que o trabalho é muitas das vezes artesanal, muito minucioso e detalhado.
Podemos ver na imagem em cima trabalhos artesanais dos operários na reparação naval da colocação de calafetagem, que é um material forçado nas juntas de barcos madeira para impedir vazamentos.
Um dos principais problemas que pode ocorrer no barco de madeira é o vazamento. Quando a calafetação quebra, a embarcação vai ter vazamentos na junta, local em que os pedaços de madeira se juntam.
Trabalhos aqui desenvolvidos são de manutenção de interiores e exteriores, pinturas, reparação dos equipamentos elétricos e eletrónicos das embarcações, modo a melhorar o seu rendimento e fiabilidade em navegação, efectuar a análise de avarias, acções necessárias de reparação de danos estruturais nos navios e equipamentos. Imagens sócios Sergio Ferreira e Rodrigo Freitas
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