19.4.17

MIDNATSOL fez escala inaugural na Madeira e Porto Santo

O paquete norueguês MIDNATSOL da Hurtigruten, estreou-se em portos madeirenses a semana passada, nos dias 10 e 11 de Abril, no âmbito de um itinerário às ilhas atlânticas com embarque em Lisboa e desembarque em Casablanca, Marrocos, cruzeiro este intercalado no decurso de uma viagem posicional do Pólo Sul para o Norte.
Assim sendo o MIDNATSOL escalou primeiro o porto de Porto Santo no dia 10, oriundo de Angra do Heroísmo, Açores, tendo atracado a meados da manhã no cais sul da referida infraestrutura, juntamente com o ferry LOBO MARINHO.
Terminada a sua amarração, desde logo começaram a desembarcar os passageiros que iriam partir à descoberta da "ilha dourada", como é vulgarmente conhecida, quer fosse de forma independente, quer por excursões ou demais actividades de animação turística.
A bordo o Comandante norueguês Kai Albrigtsen, acompanhado de vários oficiais do navio, recebeu um pequeno grupo de entidades locais (Portos da Madeira/Clube de Entusiastas de Navios/Agência de navegação Ferraz/Associação de Promoção da Madeira), os quais fizeram questão de homenagear o paquete no Porto Santo. Durante a habitual troca de placas e crestas, o Comandante deixou bem expresso o seu agrado pelo destino em estreia, e manifestou o desejo de regressar mais vezes no futuro.
Foto: Francisco Correia.
Seguiu-se uma visita guiada pelos espaços públicos deste pequeno mas intimista navio vocacionado para os cruzeiros de expedição, desta feita com um privilégio especial, pois a visita foi feita em português pelo Director de restaurante Paulo Caqueiro, natural de Lisboa.

O MIDNATSOL permaneceu atracado no Porto Santo até às 22h, seguindo depois para o Funchal. Ainda este ano tem mais duas escalas previstas na Madeira, a 28 e 29 de Setembro, no Funchal e Porto Santo respectivamente, e em 2018 mais quatro escalas, as primeiras duas que devem realizar-se a 13 e 14 de Abril e as restantes a 24 e 25 de Setembro.




Construído em 2003 pelos estaleiros noruegueses Fosen Mekaniske Verksteder, em Rissa, ostenta 16,151 mil toneladas de arqueação bruta, 135,75 metros de comprimento por 21,5 metros de boca. Sendo um navio misto de transporte de passageiros/viaturas, está apto para receber até 970 passageiros e um máximo de 22 viaturas no porão de carga, dispondo de uma rampa RO/RO a bombordo para embarque/desembarque das mesmas.

Tal como toda a frota da Hurtigruten, o MIDNATSOL está registado no porto de Tromso, eventualmente ostentando, como já referido, a bandeira da Noruega.
João Abreu

Sem comentários: