6.3.17

Estreia do VIKING STAR e da Viking Ocean Cruises na Madeira

O navio de cruzeiros norueguês VIKING STAR realizou ontem a sua escala inaugural no porto do Funchal, no âmbito de um cruzeiro transatlântico posicional de 14 noites oriundo de St. Maarten para Casablanca, itinerário iniciado em San Juan, Puerto Rico e que termina em Barcelona no próximo dia 11 de Março. Num dia também marcado pela estreia da Viking Ocean Cruises na Madeira, filial da companhia norueguesa Viking Cruises.
Como é habitual nestas ocasiões, uma comitiva de sócios do Clube de Entusiastas de Navios juntou-se a outras entidades, como a agência de navegação Blatas, os Portos da Madeira e Capitania do porto do Funchal, numa visita a bordo do VIKING STAR para assinalar esta efémera. Assim no salão panorâmico Explorer, o Comandante Rune Lockling e demais oficiais do navio, receberam os convidados e procedeu-se a uma de troca de crestas e brindes, tendo o CEN sido representado pelo Presidente da Direcção, Lídio Araújo, que entregou uma placa alusiva à chegada do paquete nessa mesma manhã e a edição 2017 do Golden Book - Madeira & Porto Santo.
Seguiu-se uma visita guiada pelos diversos espaços públicos do navio e por fim um almoço no World Cafe.
ÁTRIO
RESTAURANTE ITALIAN GRILL
THE SPA
SNOW GROTTO
THE STAR THEATER
BAR TORSHAVN


WORLD CAFE
WINTERGARDEN
AQUAVIT TERRACE & PISCINA INFINITA
SPORT'S DECK
SALÃO PANORÂMICO EXPLORER
O VIKING STAR foi construído em 2015 pelos estaleiros de Fincantieri Marghera, em Veneza, como a primeira unidade da sua classe, seguido em 2016 pelo VIKING SEA e este ano pelo VIKING SKY e VIKING SUN respectivamente. Outras duas unidades devem iniciar operação em 2018 e 2019, a primeira das quais já designada de VIKING SPIRIT deverá ficar posicionada no continente asiático.
Os navios ostentam uma arqueação bruta de 47,800 TAB, 227 metros de comprimento por 28,8 metros de boca, tendo capacidade para acomodar até 930 passageiros. A nível da tripulação, empregam cerca de 550 elementos, o que corresponde a um rácio de 1 tripulante para cada dois passageiros.
Todos eles encontram-se registados no porto de Bergen, consequentemente ostentando a bandeira norueguesa.
O VIKING STAR só deve voltar ao porto do Funchal em 2019, todavia e daqui a sensivelmente um ano de tempo, em Março de 2018, prevê-se a estreia cá de um dos seus gémeos mais recentes, o VIKING SKY.
Em relação à subsidiária Viking Ocean Cruises que iniciou operações em 2015, foi fundada pela Viking Cruises, companhia que se dedica há 20 anos em cruzeiros fluviais de luxo pela Europa, Rússia e Ásia. Assim como a Viking River Cruises, esta recente filial direccionada aos cruzeiros de alto mar oferece um conceito de alto luxo, aliado a uma forte componente histórico-cultural.
Imagens: João Abreu

Sem comentários: