13.7.15

CEN visitou o Ilhéu do Farol da Ponta de São Lourenço

Um grupo de 15 elementos, associados e simpatizantes do CEN - Clube de Entusiastas de Navios, participou a 12 de Julho num passeio de mar, a bordo da embarcação "Ventura do Mar" que teve como destino o Ilhéu do Farol da Ponta de São Lourenço, onde alguns dos participantes puderam desembarcar para uma visita guiada por elementos do Parque Natural da
Madeira e da Capitania / Direcção Geral de Faróis. Aquele farol, construído em 1869 foi o primeiro a ser instalado na Madeira, estando em funcionamento automatizado, sem necessidade de de presença humana, desde 2000, sendo alimentado por energia foto-voltaica. O ilhéu é
também uma das principais áreas de nidificação de gaivotas do nosso arquipélago estando integrado na Reserva Natural da Ponta de São Lourenço.

Cumpriu-se assim um objectivo de há longa data, mantendo a tradição de organizar um passeio de mar todos os anos, por altura do Verão.

Os nossos especiais agradecimentos aos elementos da Capitania do Porto do Funchal e ao Vigilante da Natureza do Parque Natural da Madeira, Nelson Santos, que tornaram possível a concretização desta visita.












Sem comentários: