15.1.12

COSTA CONCORDIA: falha mecânica ou erro humano???

MarineTraficc: ultimo sinal AIS emitido pelo Costa Concordia momentos antes do acidente... falha mecanica ou falha humana... que rota é esta??????
Nesta imagem vemos que o Costa Concordia vai de bombordo em relação à ilha mas nas fotos que o vemos encalhado já está ao contrário, de estibordo... ou seja, depois de bater ainda deu a volta... e é curioso ter enclinado para o lado oposto ao do rombo no casco, que foi por onde entrou a agua, logo a que ficou inundada primeiro...

3 comentários:

telo disse...

Tenho algumas fotos de um Costa passando muito próximo da Atalaia - Caniço de Baixo - Madeira, moro aqui há quase 12 anos e só por duas vezes assisti a isto e sempre por "Costas".

As imagens são de 25/9/2009, não faço ideia se do Concordia, ou da sua classe de navios.

Desculpem-me mas não percebo muito disto, se a passagem dele foi muito próxima para constituir perigo ou não, mas por comparação nunca vi algo tão perto, nem o Lobo Marinho da Porto Santo Line.

telo disse...

as fotos são afinal do costa luminosa que constam no vosso blog e que foi por vós homenageado a 25/09/2009 e é um classe Hybrid Spirit/Vista

http://en.wikipedia.org/wiki/Costa_Cruises#Under_Construction

Kispo disse...

Apesar de achar estranho ter o sistema AIS ter parado de emitir (se bem que há um reporte de uma pane eléctrica no navio) mas segundo me apercebi após o embate a tripulação aproximou o navio de terra, talvez nessa manobra tenha feito a volta que trocou o sentido do navio.
Realmente é estranho o navio ter adornado para o lado oposto do rasgo!