27.2.11

Passatempo - Porto do Funchal nos Anos 60

O CEN lança mais um desafio, quem é que consegue identificar e nomear os 10 navios presentes neste postal alusivo a uma concentração de paquetes de fim de ano no porto do Funchal nos anos 60? Sugestões são esperadas...

COSTA CONCORDIA, VISTAMAR e AIDA BLU no Funchal

O porto do Funchal registou este fim de semana as escalas dos navios VISTAMAR, atracado desde ontem em viagem até Cabo Verde, e hoje o COSTA CONCORDIA e AIDA BLU no âmbito dos seus cruzeiros redondos de Inverno.
 Curiosamente três navios com bandeira italiana, os paquetes da Costa e Aida registados em Génova e o VISTAMAR com registo em Veneza.

22.2.11

NCL aumenta presença no Funchal em 2012

A Norwegian Cruise Line, companhia com grande influência no mercado de cruzeiros americano, está a apostar mais no destino Europa e prova disso são os novos itinerários anunciados pela NCL para 2012 e 2013, com mais escalas no porto do Funchal.
O itinerário a realizar pelo NORWEGIAN SPIRIT entre 9 de Novembro de 2012 a 11 de Abril de 2013
O NORWEGIAN JADE, que presentemente opera a temporada de Inverno ao Mediterrâneo Ocidental e Atlântico à partida de Barcelona, em 2012 é substituído pelo NORWEGIAN SPIRIT, que mantém as saídas em Barcelona para cruzeiros de 9 noites, entre Novembro 2012 e Abril 2013, com 16 escalas no Funchal previstas nesse período.Uma estreia da NCL tanto na Europa como no Funchal, o NORWEGIAN SPIRIT foi construído em Meyer Werft Papenburg, e entregue em 1998 à Star Cruises como SUPERSTAR LEO. Em 2004, e por consequência do atraso na entrega do PRIDE OF AMERICA em Lloyd Werft Bremerhaven, foi transferido para a NCL renomeado NORWEGIAN SPIRIT.Já nos cruzeiros transatlânticos, a NCL volta a incluir o Funchal nesse tipo de viagem, nomeadamente com o NORWEGIAN SUN, que parte de Copenhaga no dia 30 de Setembro de 2012 para Miami, com escalas em Lisboa e no Funchal respectivamente.
Uma viagem transatlântica só com portos de escala portugueses

20.2.11

VISTAMAR no Funchal a operar no Atlântico

O navio de cruzeiros italiano, registado em Veneza, VISTAMAR do operador alemão Plantours & Partner esteve no Funchal este fim de semana em escala de pernoita de Sábado para Domingo.
Até Março o VISTAMAR  tem mais duas escalas previstas no âmbito desta pequena operação com enfoque no mercado alemão. Neste primeiro cruzeiro as Canárias e Madeira estão em destaque, no próximo o navio faz escala em alguns portos de Cabo Verde e na viagem de regresso ao Mediterrâneo, o VISTAMAR escala o Porto Santo, sendo o primeiro navio nos últimos 3 anos a visitar a ilha dourada.
Itinerário do próximo cruzeiro do VISTAMAR pelo Atlântico.
Em viagem de La Palma para La Estaca, porto da ilha de El Hierro, Canárias, o VISTAMAR este fim de semana cruzou-se com dois navios da AIDA, AIDA BELLA ontem e AIDA BLU hoje.

14.2.11

Thomson Spirit e AIDAblu no Funchal

Por consequência dos problemas técnicos do Island Escape, que permanece esta semana em Tenerife para reparações, o Thomson Spirit volta esta semana ao porto do Funchal.
Em viagem de La Palma para Agadir, Marrocos, junta-se novamente ao AIDAblu, atracado desde ontem no âmbito dos seus itinerários semanais pelo Atlântico.

13.2.11

Assembleia aprova perdão de quotas e dois sócios honorários pela oferta de postais

A Direcção do CEN apresentou uma proposta de perdão de quotas atrasadas que recebeu a unanimidade dos sócios. Os associados com quotas atrasadas até 2009 podem retomar a actividade do clube mediante pagamento do ano 2010 e do ano 2011, num total de 80 euros. Pretende desta forma a Direcção do clube recuperar alguns associados e ainda reforçar as receitas do CEN que desde sempre vive exclusivamente da quotização dos seus associados. Os associados em condições de atraso até 2009 serão contactados pela Direcção até ao fim de Março. A Assembleia Geral foi ainda aproveitada para eleger como sócios honorários Carlos Henriques e Carlos Miranda, que doaram ao CEN um conjunto de postais que datam desde os anos 20 do século XX até aos anos 70. A proposta da Direcção mereceu a aprovação de todos os associados excepto um que optou pela abstenção.   

Assembleia Geral aprovou contas, programa de actividades e orçamento para 2011

O Clube de Entusiastas de Navios reuniu ontem em Assembleia Geral ordinária. As contas de 2010 foram aprovadas por unanimidade, bem como o programa de actividades para este ano e orçamento. A Direcção propõe-se a cumprir um vasto calendário de actividades que em breve escreveremos no blogue do CEN.

8.2.11

De quem são estas chaminés?

Hora de testar os conhecimentos dos sócios e simpatizantes do CEN. De que navio transatlântico, lançado nos anos 30, pertenceram estas duas chaminés? Tentativas ou sugestões são esperadas... Podem ser feitas através de comentários.

7.2.11

AIDAblu no Funchal com última escala do Thomson Spirit este Inverno

Os navios de cruzeiro AIDAblu e Thomson Spirit, voltam a realizar escala em simultâneo no porto do Funchal, no âmbito dos seus cruzeiros redondos pelo Atlântico. Hoje pela última vez pois o Thomson Spirit parte esta semana para o Mar Vermelho, onde irá operar com enfoque no mercado britânico até Abril.
Nestes sensivelmente dois meses, o ex. Nieuw Amsterdam e Patriot de 1983 esteve a substituir o Island Escape, em doca seca para uma exaustiva remodelação de interiores, que a partir da próxima semana irá possibilitar embarques no Funchal até Abril.

6.2.11

Parceria com a APRAM

A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira e o Clube de Entusiastas de Navios assinam em breve uma parceria. Um intercâmbio em que a APRAM cede um espaço na Gare Marítima da Madeira e o CEN compromete-se a realizar neste terminal um mínimo de dois eventos por ano. Recorde-se que de 1996 a 2008 o clube teve sede no porto do Funchal regressando no próximo mês a um local que muito diz aos entusiastas de navios em particular e a todos os madeirenses, ilhéus que são. Um dos objectivos do clube e que tem procurado cumprir foi sempre colaborar na promoção da Madeira como destino de cruzeiros. Até hoje, o CEN já esteve a bordo de cerca de 200 navios. A parceria deverá ser assinada até Março, em data a anunciar.

5.2.11

APRAM e Blandy homenageados

O Clube de Entusiastas de Navios homenageou esta tarde a Administração de Portos da Madeira pelo facto do porto do Funchal ter registado em 2010 o recorde de escalas de navios de cruzeiros e ter também um recorde de passageiros. A  Blandy foi também homenageada, pois em 2010 foi a agência com maior número de agenciamento de paquetes de turismo. Foi oferecido um cocktail, aos muitos sócios e simpatizantes do CEN, que marcaram presença. 

Porto do Funchal com Costa Concordia

 Num dia em que o CEN homenageia a APRAM e a agência Blandy, pelo maior número de escalas registadas no porto do Funchal no ano transacto, o Costa Concordia realiza escala no Funchal em viagem de Tenerife para Málaga, em mais um cruzeiro redondo de Inverno.
Também o Volcan de Tijarafe esteve no porto do Funchal durante a manhã, a preparar mais uma ligação até Portimão.

4.2.11

Movimento no porto do Funchal

 Nestes primeiros dias de Fevereiro,estiveram em escala três navios de cruzeiro no Funchal, ontem esteve o Boudicca em viagem de Southampton para Cabo Verde. Na imagem o paquete de 1973 atracado junto à gare marítima onde o CEN brevemente terá a sua nova sede, de regresso ao porto, local da primeira sede do clube.
Hoje MSC Fantasia volta ao porto do Funchal, em novo cruzeiro pelas Canárias e Mediterrâneo Ocidental, acompanhado pelo AIDAbella em viagem posicional do La Palma de Maiorca para Las Palmas, futuro porto base nos novos itinerários do navio italiano, que agora integram Lisboa, Tenerife e Arrecife como portos de escala.

1.2.11

Mein Schiff primeiro num mês de Fevereiro com 23 escalas

O navio de cruzeiros registado em Malta Mein Schiff, operado pelos alemães da TUI  Cruises é o primeiro navio em escala no porto do Funchal neste mês de Fevereiro.
Segundo mês do ano com 23 escalas previstas, mais 7 do que o mesmo mês do ano passado que ficou condicionado depois da intempérie de 20 de Fevereiro.
Um mês que conta com os navios mais regulares em operações de Inverno, nomeadamente operados por alemães, italianos e ingleses pelas companhias Costa, MSC, AIDA e Thomson.
De destacar as duas escalas previstas do Vistamar, com igualmente dois cruzeiros a realizar este mês pelas Canárias direccionados para o mercado alemão.