22.5.08

CONVÍVIOS NO MOLHE

O Clube de Entusiastas de Navios realizou ontem o seu primeiro jantar-convívio no restaurante/bar O Molhe, o novo ponto de encontro do CEN. Cerca de 30 elementos do clube assinalaram o primeiro convívio no Molhe após a parceria celebrada com o Grupo Siram/Lágrimas e depois da chave da primeira sede do clube ter sido entregue à APRAM. As obras no molhe da pontinha para a construção da gare marítima obrigaram o clube a procurar um novo espaço de convívio, tendo a Direcção celebrado uma parceria com o Molhe por este ser actualmente o melhor espaço no Porto do Funchal nesta fase de transição em que o CEN aguarda por uma nova sede. Uma decisão elogiada ontem à noite pelos membros da mesa da Assembleia Geral do Clube que pela voz do seu presidente leu um comunicado dirigido à Direcção do CEN em que elogiava a decisão de escolher o Molhe para ponto de encontro dos entusiastas de navios. Um local com uma fantástica vista sobre o porto e sobre o anfiteatro do Funchal como constataram ontem à noite os entusiastas de navios, num cenário de navios da Marinha Portuguesa que assinalam na Madeira o Dia da Marinha.

14.5.08

CEN RECEBIDO A BORDO DO VENTURA

O Clube de Entusiastas de Navios foi recebido pelo comandante do navio VENTURA, que fez ontem, a sua primeira escala no Porto do Funchal. Uma homenagem de boas vindas que contou com a colaboração da Agência Blandy. Na cerimónia os Portos da Madeira, e Turismo da Madeira estiveram também representados.
Fotos Marcial Fernandes

12.5.08

VENTURA FAZ AMANHA ESCALA INAUGURAL


O Clube de Entusiastas de Navios irá homenagear, amanhã, a 1ª escala no Porto do Funchal do novo navio Ventura. Este navio de cruzeiros que entrou ao serviço em abril último, tem 289,6m de comprimento, 36 m de boca, 8,50 m de calado, 113,650 toneladas de arqueação bruta (TAB) a uma velocidade máxima de 21,7 nós. Tem capacidade máxima para 3597 passageiros. Na escala de amanhã, está prevista a chegada às 07h15, procedente da Corunha, largando pelas 18h00 rumo a La Palma. O navio irá estar baseado no porto de Southampton nestes próximos meses, rumando no próximo inverno para as Caraíbas.

10.5.08

CEN VISITOU MAIOR NAVIO DE CRUZEIROS DO MUNDO



O navio de cruzeiros Independence of the Seas, da Royal Caribbean, escalou ontem o Funchal em viagem inaugural desde o Porto de Southampton, e eram já 10h30 quando atracou no molhe da pontinha. Nesta escala o Independence of the Seas transportava cerca de 3400 passageiros, sendo possivel este navio transportar 4700 turistas na ocupação máxima, e uma tripulação composta por 1460 elementos. À chegada ao Funchal o Independence of the seas foi recebido pelo rebocador Cte Passos de Gouveia, lançando jactos de àgua, e por muitos madeirenses que se deslocaram ao Funchal para ver este gigante dos mares. O comandante do navio Independence of the Seas, da Royal Caribean, fez questão de receber o grupo do Clube de Entusiastas de Navios na cerimónia de troca de crestas que juntou também representantes da Agência JFM, e da Administração de Portos da Madeira. Depois e a convite do comandante os sócios almoçaram no restaurante PORTOFINO, seguindo-se uma visita guiada ao navio, realizada por um sócio do clube que se encontrava a bordo a realizar este cruzeiro.

8.5.08

CEN vai homenagear maior navio de cruzeiros do mundo

O Clube de Entusiastas de Navios irá homenagear, amanhã, a 1ª escala no Porto do Funchal do novo navio “Independence of the Seas”, repetindo assim um gesto que se regista desde 1993. Desde então foram visitados mais de 130 navios de cruzeiro. O novo navio da Royal Caribbean International será o maior navio, em arqueação bruta, a ter escalado o nosso porto, embora não o seja em comprimento, continuando esse record a pertencer ao navio britânico “Queen Mary 2” que esteve no Funchal por duas vezes em 2004. O “Independence of the Seas” tem 338,94 m de comprimento, 56,08 m de boca, 8,53 m de calado, 158000 toneladas de arqueação bruta (TAB) a uma velocidade máxima de 21,6 nós. Tem capacidade máxima para 4375 passageiros. Na escala de amanhã, está prevista a chegada às 10h30, procedente de Southampton, largando pelas 18h00 rumo a Tenerife. O navio irá estar baseado no porto de Southampton até Novembro deste ano, rumando depois às Caraíbas, onde irá operar cruzeiros à partida de Fort Lauderdale. Estão já previstas novas passagens pelo Porto do Funchal nas seguintes datas: 24/5/08, 7/10/08, 18/10/08, 29/10/08, 21/4/09, 30/5/09, 5/9/09, 13/10/09, 24/10/09, 4/11/09, 15/11/09 e 29/11/09. Este é o 3º navio da classe “Freedom of the Seas”, inaugurado em Junho de 2006. No próximo ano está previsto o lançamento da classe Genesis, navios que serão ainda maiores, com cerca de 360 m de comprimento e 220000 TAB.

1.5.08

CONVIVÍO NO MOLHE CELEBROU PARCERIA DO CEN COM GRUPO SIRAM E LÁGRIMAS

Uma vez mais o Clube de Entusiastas de Navios está bem vivo, ideia esta que ficou bem reforçada esta tarde durante a apresentação desta parceria por parte dos responsáveis do Grupo Siram e Lágrimas. Nesta parceria com o molhe, e além de ser um local de ponto de encontro de sócios e simpatizantes, enquanto decorrem as obras da nova gare do Porto do Funchal, será também um novo espaço de cultura dinamizado pelo CEN, com a realização de exposições e conferências ao longo destes próximos meses.


Fotos Marcial Fernandes e Goretti Figueira