28.6.26

Mega-iates Attessa IV e Perseverance marcaram presença na última noite de Festival do Atlântico

Imagem sócio Mário Camacho

Registos da noite passada, com o super-iate Attessa IV a marcar presença na última noite de Festival do Atlântico, por pretensão da tripulação, que se encontra em viagem reposicional. 

Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Mário Camacho


Imagem sócio Mário Camacho

O navio aproveitou ainda para reabastecer-se de combustível, mantimentos e fazer compras na "cidade". O Attessa IV, recorde-se, atracou ontem pelas 09:00, tendo rumado ao Panamá hoje à mesma hora. Juntou-se ao Perseverance, que se encontra em longa escala que compreende praticamente todo o mês de Junho, assistiu a três distintas noites de Festival do Atlântico.

Imagem sócio Mário Camacho


Imagem sócio Mário Camacho

Iate desportivo Jonathan de regresso ao Funchal após breve visita a Las Palmas


Imagem sócio Mário Camacho

Após travessia de cerca de treze horas, está de regresso ao porto do Funchal o iate de pesca desportiva Jonathan, que havia rumado a Las Palmas na madrugada do passado dia 21.

Imagem sócio Mário Camacho


Imagem sócio Mário Camacho


Imagem sócio Mário Camacho

Após permanência na marina de Pasito Blanco por alguns dias, regressou ao Funchal tendo largado amarras desse espaço ontem pelas 07:30, atracou novamente à marina do Cais 8, no Funchal, pouco passavam das 20:30, tendo chegado a atingir os 26 nós nesta viagem. O Jonathan, recorde-se, chegou pela primeira vez à Região há já mais de mês, e encontra-se na prática da pesca desportiva nos nossos mares, sendo aguardada chegada de mais equipas ao longo das próximas semanas.


Imagem sócio Mário Camacho

27.6.26

Super-iate Attessa IV no Funchal para escala de 24 horas

Imagem sócio Ruben Câmara

Escala hoje o porto do Funchal o super-iate Attessa IV, para escala que se vai estender durante 24 horas, para presença no Festival do Atlântico. 

Imagem sócio David Pereira

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Atracou pelas 09:00 proveniente de Gibraltar, tem destino ao porto de Cristobal, Panamá amanhã, pelas 09:00. O Attessa IV está na sua segunda escala no Funchal, após estreia a 25 de abril último, foi construído nos estaleiros de Evergreen, em 1999, com 101 metros de comprimento.

23.6.26

Trio de início de semana movimentou Caniçal

 

Imagem sócio Ruben Câmara

Escalam hoje e ontem o porto do Caniçal os porta-contentores Monte da Guia, Açor B e Rebecca S, trio regular de início de semana que hoje se encontrou pela última vez no nosso porto.

Imagem sócio Paulo David

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Esta foi a última vez que o Açor B escalou o porto do Caniçal, agora com o fim de frete da GS Lines à Mutualista Açoreana, pode agora o novo reforço deste último armador estrear nos Açores, igualmente libertando o Rebecca S para outras funções. Ambos saíram hoje, pelas 17:00 e 20:00, respetivamente rumo a Lisboa e Leixões, estando agendado para a próxima semana o regresso do Atlântico. O Monte da Guia, originalmente atracado ao Terminal Sul, atracou ao Terminal Norte para restante da escala, que termina amanhã pelas 17:00.

Novo submarino autónomo da ARDITI já tocou água

 

Imagem sócio Ruben Câmara

Registos da tarde de ontem, em que foi observado no Cais de São Lázaro, o lançamento à água de um dos novos veículos autónomos da ARDITI, conforme já neste espaço havíamos dado conta da sua aquisição em artigo que pode reler, ao clicar aqui.

Imagem sócio Ruben Câmara
Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

O "AUV 2" como se pode verificar designação nas imagens, é um submarino não tripulado de longo curso com capacidade para atingir os 6 mil metros de profundidade. Com valências de hidrografia, está preparado para realizar levantamentos de alta precisão e o mapeamento detalhado de fundos marinhos em grande profundidade.

21.6.26

Clube de Entusiastas de Navios faz hoje 33 anos

No longínquo dia 21 de junho de 1993, um grupo de 25 sócios fundadores assinaram a escritura que deu origem ao nosso Clube. 

MUITOS PARABÉNS a todos os atuais sócios, e a todos aqueles, vivos e falecidos, que passaram pela nossa instituição, e que contribuíram para a história do Clube! Atualmente, o CEN continua a ser um grande "motor" de dinamismo e divulgação dos navios e do mar na Região que perdurá e continuará a perdurar na defesa e vivência desta nossa paixão comum, contando com mais de uma centena de sócios ativos. Este ano, as comemorações do 33º Aniversário estão agendadas para o dia 04 de julho, estando previstas duas atividades, incluindo convívio comemorativo e Tertúlia temática, tendo como oradora convidada a responsável pelo Departamento Comercial dos Portos da Madeira, a Dra. Patrícia Bairrada. Contamos com a vossa presença.

Mega-iate Perseverance de regresso à baía do Funchal

Imagem sócio Ruben Câmara

Após passagem pela Baía d'Abra e escalar o Porto Santo por dois dias, o mega-iate Perseverance regressou ontem à tarde à baía do Funchal, onde fundeou. 
Imagem sócio Ruben Câmara
Imagem sócio Ruben Câmara



Imagem sócio Ruben Câmara


Imagem sócio Mário Camacho


Encontra-se na Região em estadia a lazer, e uma vez fundeado no Lazareto o navio assistiu à terceira noite de Festival do Atlântico desde tal posição, voltou a seguir rumo hoje pelas 10:30, encontrando-se de momento a navegar próximo à costa na zona da Ponta do Pargo. O navio terá, posteriormente, como destino final, a Escócia. 

19.6.26

Novos e autónomos veículos de profundidade já se encontram na Região

Imagem sócio Ruben Câmara

Chegaram esta semana ao Observatório Oceanico da Madeira os 2 veículos de exploração que foram adquiridos pela Região através da ARDITI - Agencia Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação em data recente. 

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Tratam-se de 2 distintos equipamentos - o AUV 1 e o AUV 2, podendo este último atingir os 6000 metros de profundidade e aqui registado fotograficamente, já no terrapleno do Cais de São Lázaro. Os pequenos submarinos foram construídos na Inglaterra e encontram-se em afinações finais pela equipa do Observatório Oceânico da Madeira, que se prepara para operar estes veículos não tripulados. Neste momento a Região tem um veiculo de superfície, o DRIXX que conforme explicado pelo investigadores terá acesso a toda a informação captada por esta dupla de equipamentos.

Lobo Marinho com ligeira atualização de pintura em tempos de São João

Imagem sócio Ruben Câmara

Registos para uma pequena atualização no navio-ferry Lobo Marinho, em tempos de São João.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Câmara

O navio passa agora a "vestir" também os logos do Grupo Sousa, detentor do operador Porto Santo Line - entre outros/as -, atualização que foi levando a cabo ao longo das últimas duas semanas, primeiro, com adição do mesmo à popa, e posteriormente, a bombordo e estibordo. Com o "voar" do tempo, o atual Lobo Marinho, recorde-se, é o principal responsável pela ligação e continuidade territorial do Porto Santo com a ilha da Madeira há já mais de vinte anos, atualmente com a curiosidade de desde 2025 ter ao seu comando dois madeirenses, o Cte. Maurílio Mendes e Cte. Diogo Sousa, além do experiente Cte. José Carreira, também já com serviço nesta ligação de há longa data.

18.6.26

Ventura movimentou Funchal e encerrou escalas de Junho

Imagem sócia Iria Aguiar

Escalou ontem o porto do Funchal o navio de cruzeiros Ventura, em novo périplo pelas ilhas atlânticas.

Imagem sócia Cecília Pereira
Imagem sócio Ruben Câmara


Imagem sócio Mário Camacho

Imagem sócia Sofia Pereira


Com 3.181 passageiros e 1.171 tripulantes a bordo, atracou pelas 07:00 proveniente de Southampton e teve destino a La Palma pelas 16:45. O navio encerrou as escalas de Junho no que a navios de cruzeiro diz respeito no porto do Funchal, segue-se o Sea Cloud Spirit, a 16 de julho.

15.6.26

Trio de porta-contentores regulares no Caniçal

Imagem sócio Paulo David


Escalam hoje o porto do Caniçal um trio de porta-contentores regulares, em ligações com os Açores e o continente. 

Imagem sócio Paulo David

Imagem sócio Paulo David

Imagem sócio Paulo David


Chegou primeiro o Rebecca S pelas 07:00, proveniente de Lisboa, escala o Porto Santo na próxima quarta-feira, para onde rumará pelas 13:00, antes de regressar à proveniência. Pelas 11:00, deu entrada o Açor B na penúltima escala regular, proveniente de Leixões ruma à origem amanhã pelas 17:00. Uma hora depois deu entrada o Ilha da Madeira, proveniente de Ponta Delgada, tem destino a Lisboa hoje à meia-noite.

14.6.26

Sir David Attenborough com arribada técnica na linha das 3 milhas

Imagem sócio Ruben Câmara

Registo para a passagem do científico Sir David Attenborough uma vez mais pela Região, desta vez com arribada à linha da área de jurisdição do porto do Funchal, para habitual assistência técnica no âmbito de uma viagem transatlântica de Rothera, Antártica (via Ilhas Malvinas), para Harwich, Reino Unido.

Imagem sócio Ruben Câmara

Imagem sócio Ruben Cãmara

Posicionou-se a sul do Funchal pelas 14:00, e ali permaneceu até cerca das 18:00, tendo efetuado transbordo com terra diretamente com a sua lancha rápida, Erebus, como já não é a primeira vez que sucede. Trata-se de um navio já habitual nas nossas águas, com uma a duas passagens por ano para habituais operações técnicas, quer com embarque ou desembarque de tripulação ou cientistas, quer embarque de peças ou reabastecimento, quando atracado, utilizando a vantagem da posição da Madeira em meio atlântico para este tipo de registos.