3.4.19

Despedida do navio Prinsendam na Madeira

 O navio Prinsendam " Elegant Explorer" faz a sua última escala no Funchal com as cores da companhia centenária Holland America Line,  que este ano faz 145 anos, para assinalar esta efeméride escala de dois dias no Porto do Funchal, o Clube de Entusiastas de Navios preparou hoje uma visita de despedida e amanhã uma concentração no molhe da pontinha de sócios para registar a sua última partida pelas 16h30m.

































Hoje um grupo de sócios do CEN, deslocou-se a bordo para fazer a última visita ao navio Prinsendam no Funchal, oferecendo e sendo recebidos a bordo pelo Comandante Jeroen Schuchmann, um quadro com uma fotografia para assinalar esta data e escala, que marca esta última escala transatlântica dos Estados Unidos para a Europa.

O CEN foi presenteado com uma coleção de 6 pratos pintados, alusivos a companhia Holland America Line, para enriquecer o espólio da sede do Clube de Entusiastas de Navios, depois seguiu uma visita com explicações, curiosidades,  modificações deste luxuoso navio Prinsendam, ao longo dos anos, passagem em todas as áreas do navios, incluindo as zonas de passageiros e também a tripulação.
 O cruzeiro atual do Prinsendam é transatlântico de 18 dias, chegou hoje ao Funchal,  pelas 7h, proveniente de Fort Lauderdale, USA,  vai pernoitar na Madeira para amanhã rumar pelas 16h30m a Tenerife, o itinerário começou em 25 de março de 2019 nos Estados Unidos e termina em 12 de abril de 2019 em Lisboa, com passagem nos portos da Madeira,  nas Canárias, Marrocos e Sul de Espanha .

O Prinsendam foi lançado em 1988,  está a ser operado como "MS Prinsendam" pela Holland America Line por 17 anos (entre 2002-2019),  foi inicialmente construído para a Royal Viking Line companhia extinta actualmente (1972-1998) sob o nome "Royal Viking Sun". Foi comprado pela Cunard Line e operada até 1998 (como Royal Viking Sun), depois transferido para a companhia Seabourn Cruise Line no período de 1999-2002 foi batizada de “Seabourn Sun”.
 O Prinsendam o ano passado foi vendido para a companhia alemã Phoenix Reisen, está agora a cumprir os itinerários programados e deixará a frota DAM da HAL em 1 de julho de 2019, depois navio Prinsendam navegará como Amera, já com uma escala agendada na Madeira a 31 de Dezembro e 1 de Janeiro 2020, numa escala para a passagem de ano.
Os itinerários de Prinsendam a partir dessa data de julhos de 2019, estão programados para serem assimilados por Rotterdam, Volendam e Veendam.






 Extraordinário navio de cruzeiros, o Prinsendam, dá uma sensação de espaço  elegante e ambiente refinado de luxo.
 Há decks de teca, espaços iluminados pelo sol, antiguidades intrigantes e arte especialmente encomendada. Dezenas de cabines luxuosas e espaçosas oferecem vistas deslumbrantes para o mar, e 40% delas possuem varandas privativas, tem uma capacidade de 850 passageiros, um serviço premiado da tripulação indonésia e filipina à requintada cozinha de cinco estrelas, que podemos descobrir hoje a bordo é o epítome de um elegante navio e gracioso que deixa a Holland America Line, no ano que esta centenária companhia celebra 145 anos.
 Imgens sócio Sergio Ferreira.


Sem comentários: