12.2.19

CEN na apresentação da edição nº9 do LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar

 O Clube de Entusiastas de Navios esteve presente na apresentação da edição nº9 do LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar , que decorreu no Comando Operacional da Madeira,  apresentado pela PwC apresentará a 9ª edição do estudo "LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar".






























Diversos especialistas e oradores convidados, entre os quais em discurso o vice-Presidente do Governo Regional da Madeira Dr. Pedro Calado, Comandante Sardinha Monteiro (antigo capitão da NRP Sagres) falou sobre “O Papel de Portugal nos Assuntos Marítimos Globais - Riscos e Ameaças”, em debate sobre a "Estratégia de Internacionalização da Economia do Mar da Madeira" teve como oradores:  Miguel Silva Gouveia (Vice-Presidente da Câmara Municipal do Funchal),  Francisco Costa (Presidente SDM) e Cátia Esteves  (Transinsular) .   Sobre a  "Economia do Mar na Madeira Desafios Futuros"  teve como oradores o Luís Miguel Sousa (Presidente Grupo Sousa)   Manuel Ara Oliveira  (Direção Recursos do Mar da RAM ) e  Jorge Veiga França (Presidente ACIF)   e para encerramento a  Secretária Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais – Dra Susana Prada .
Estiveram a analisar e debater o rumo da Economia do Mar, foi a destaque algumas variáveis da economia do mar na Madeira, em atividades marítimas, o registo internacional de navios e o desenvolvimento da fileira alimentar do mar são pilares estruturais da economia do mar na Madeira.
Turismo costeiro, cruzeiros e marinas são pontos fortes da oferta turística na Madeira.
O sector dos cruzeiros foi verificado que têm aumentado, tem vindo a revelar um dos segmentos turísticos mais dinâmicos , apresentando bons níveis de crescimento.

Foi apresentado nível de crescimento e alguns desafios que colocam na frente dos maiores registos internacionais, depois da quebra em 2010 e 2011, o número de embarcações e a tonelagem de arqueação bruta dos navios de comércio no Registo Internacional de Navios da Madeira continua a subir, sendo que em 2017 registo mais de 620 navios.
O LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar é um projeto de responsabilidade social que visa acompanhar a evolução da economia do mar em Portugal, analisar as tendências e as escolhas que estão a ser efetuadas pelos diversos agentes económicos e partilhar essa informação com a sociedade em geral. Podem consultar a edição no site,  em: https://www.pwc.pt/pt/publicacoes/leme/portugal.html
Imagens sócio Sergio Ferreira.

Sem comentários: