19.3.17

Oceana na pontinha

O paquete Oceana da companhia P&O Cruises, está de regresso à cidade do Funchal, no seu início de viagem pelas ilhas Atlânticas,  
Proveniente de Southampton, o Oceana atraca no molhe da pontinha pelas 7h, e ruma pelas 16h40m, com destino a  La Palma, nas Canárias. Imagens sócios Sergio Ferreira e Rodrigo Freitas

18.3.17

Norwegian Spirit na viagem Atlântica

 Hoje na cidade do Funchal está o navio de passageiros Norwegian Spirit da companhia Norwegian Cruise Line, vindo de Tenerife e tem agendada a saída pelas 16h rumo a Málaga, Espanha.
Fotos sócio Sergio Ferreira

17.3.17

Ventura no Funchal

O Ventura entrou no Porto do Funchal, pelas 7h30m, vindo do porto de Casablanca em Marrocos e tem agendada a saída pelas 17h30m, ao porto final da viagem Southampton, no Reino Unido.
Imagens sócio Sergio Ferreira

16.3.17

Convocatória para a Assembleia-Geral Extraordinária do CEN

Caros sócios,  

Remete-se, em anexo, convocatória para a Assembleia-Geral Extraordinária do CEN, a realizar-se no próximo dia 2 de Abril (domingo) às 10h30, na sala de conferências da APRAM - Portos da Madeira, no piso 0 da Gare Marítima.  
A presença nesta Assembleia-Geral está limitada aos sócios com quotas pagas até o ano de 2017, inclusive, podendo qualquer situação ser regularizada até o início dos trabalhos. 

 A vossa participação é importante.  

A Assembleia-Geral do CEN



13.3.17

AIDAblu e Thomson Majesty com pernoitas na Madeira

O AIDAblu chegou pelas 7h, como habitual vindo de Las Palmas, ficou no cais norte do Porto do Funchal, e pernoita para rumar pelas 5h30m, à ilha de Lanzarote.
  O Thomson Majesty veio de La Palma, atracou no Funchal, com atraso devido ao forte vento na viagem, e altera o itinerário para pernoitar na Madeira e amanhã pelas 20h ruma a Arrecife na ilha de Lanzarote. Pelas 24h, junta-se também no Funchal para pernoitar o navio Mein Schiff 2 da TUI Cruises. Imagens sócio Sergio Ferreira

10.3.17

MSC Magnifica

 O MSC Magnifica da companhia MSC Cruises,  pelas 8h15m, chegou à cidade do Funchal, proveniente de Tenerife e teve a saída, pelas 16h45m,  com destino a Málaga. Imagem Sergio Ferreira

7.3.17

Semanal "Sol"

O semanal AIDAsol da companhia AIDAcruises, está de regresso à cidade do Funchal, atracou pelas 7h, vindo de Las Palmas na ilha de Gran Canária e pernoita no porto para amanhã de madrugada rumar a Arrecife, na ilha de Lanzarote. Imagens sócio Sergio Ferreira.

6.3.17

Habituais e mega iate de luxo Baton Rouge

Hoje num dia cheio de sol, o Porto do Funchal, teve a presença dos navios habituais AIDAblu da AIDACruises e Thomson Majesty da companhia Thomson Cruises.
Hoje também marcou presença o luxuoso mega iate Baton Rouge, na sua habitual travessia transatlântica, entrou no porto pelas 15h, vindo de St. Maarten, nas Caraíbas para reabastecimento e teve a sua saída pelas 20h30m, ao porto de Genova em Itália.Imagens sócio Sérgio Ferreira.

Estreia do VIKING STAR e da Viking Ocean Cruises na Madeira

O navio de cruzeiros norueguês VIKING STAR realizou ontem a sua escala inaugural no porto do Funchal, no âmbito de um cruzeiro transatlântico posicional de 14 noites oriundo de St. Maarten para Casablanca, itinerário iniciado em San Juan, Puerto Rico e que termina em Barcelona no próximo dia 11 de Março. Num dia também marcado pela estreia da Viking Ocean Cruises na Madeira, filial da companhia norueguesa Viking Cruises.
Como é habitual nestas ocasiões, uma comitiva de sócios do Clube de Entusiastas de Navios juntou-se a outras entidades, como a agência de navegação Blatas, os Portos da Madeira e Capitania do porto do Funchal, numa visita a bordo do VIKING STAR para assinalar esta efémera. Assim no salão panorâmico Explorer, o Comandante Rune Lockling e demais oficiais do navio, receberam os convidados e procedeu-se a uma de troca de crestas e brindes, tendo o CEN sido representado pelo Presidente da Direcção, Lídio Araújo, que entregou uma placa alusiva à chegada do paquete nessa mesma manhã e a edição 2017 do Golden Book - Madeira & Porto Santo.
Seguiu-se uma visita guiada pelos diversos espaços públicos do navio e por fim um almoço no World Cafe.
ÁTRIO
RESTAURANTE ITALIAN GRILL
THE SPA
SNOW GROTTO
THE STAR THEATER
BAR TORSHAVN


WORLD CAFE
WINTERGARDEN
AQUAVIT TERRACE & PISCINA INFINITA
SPORT'S DECK
SALÃO PANORÂMICO EXPLORER
O VIKING STAR foi construído em 2015 pelos estaleiros de Fincantieri Marghera, em Veneza, como a primeira unidade da sua classe, seguido em 2016 pelo VIKING SEA e este ano pelo VIKING SKY e VIKING SUN respectivamente. Outras duas unidades devem iniciar operação em 2018 e 2019, a primeira das quais já designada de VIKING SPIRIT deverá ficar posicionada no continente asiático.
Os navios ostentam uma arqueação bruta de 47,800 TAB, 227 metros de comprimento por 28,8 metros de boca, tendo capacidade para acomodar até 930 passageiros. A nível da tripulação, empregam cerca de 550 elementos, o que corresponde a um rácio de 1 tripulante para cada dois passageiros.
Todos eles encontram-se registados no porto de Bergen, consequentemente ostentando a bandeira norueguesa.
O VIKING STAR só deve voltar ao porto do Funchal em 2019, todavia e daqui a sensivelmente um ano de tempo, em Março de 2018, prevê-se a estreia cá de um dos seus gémeos mais recentes, o VIKING SKY.
Em relação à subsidiária Viking Ocean Cruises que iniciou operações em 2015, foi fundada pela Viking Cruises, companhia que se dedica há 20 anos em cruzeiros fluviais de luxo pela Europa, Rússia e Ásia. Assim como a Viking River Cruises, esta recente filial direccionada aos cruzeiros de alto mar oferece um conceito de alto luxo, aliado a uma forte componente histórico-cultural.
Imagens: João Abreu

1.3.17

Norwegian Spirit e Mein Schiff 2

Primeiro dia do mês de Março, com dois navios de passageiros na cidade do Funchal, o Mein Schiff 2 da companhia Tui Cruises e o Norwegian Spirit da companhia Norwegian Cruise Line.
Imagens sócio Sergio Ferreira