28.2.17

Carnaval com "Sol e Mein Schiff 2"

Hoje em dia de Carnaval, a cidade do Funchal recebe dois navios de passageiros o AIDAsol e o Mein Schiff 2, nas suas viagens pelas ilhas da Madeira e Canárias.
Os dois navios vão pernoitar em porto para amanhã, rumar a Canárias. Imagem sócio Olavo Luis.

27.2.17

Véspera de Carnaval com tripla de paquetes

Hoje no Funchal, está três paquetes nesta véspera de Carnaval, com a visita do AIDAblu da companhia AIDAcruises, o Thomson Majesty da companhia Thomson Cruises e o MSC Magnifica da companhia MSC Cruises. Imagens sócio Marcial Fernandes.

25.2.17

Carnaval de Ventura

O navio Ventura da P&O Cruises entra no porto do Funchal, na sua viagem de Carnaval, de 14 noites pelas ilhas Atlânticas.
Vindo de  Southamnpton, no Reino Unido, irá pernoitar, no qual os passageiros terão a possibilidade de assistir ao cortejo alegórico de Carnaval que logo à noite irá desfilar na capital madeirense. Imagens Rodrigo Freitas

21.2.17

AIDAsol em dia de Sol

O semanal AIDAsol da companhia AIDAcruises, está de regresso à cidade do Funchal, atracou pelas 7h, vindo de Las Palmas na ilha de Gran Canária e pernoita no porto para amanhã de madrugada rumar a Arrecife, na ilha de Lanzarote. Imagem sócio Sergio Ferreira.

Próximas Atividades CEN

Caros sócios do Clube de Entusiasta de Navios - CEN;

Na sequência da tomada de posse dos novos Corpos Sociais do Clube, e
embora ainda estejamos a elaborar um Programa de Actividades para o
presente ano 2017, vimos, desde já, informar-vos da próxima actividade
do CEN, a ter lugar no início do próximo mês de Março de 2017.

- 5 de Março- Visita ao navio VIKING STAR, da companhia Viking Cruises.

Inscrições para cenmadeira@gmail.com até 25 de Fevereiro de 2017.

Aconselha-se a visita ao blog do CEN, em
http://cenmadeira.blogspot.pt/ ... assim como à página do Facebook, em
https://www.facebook.com/clubedeentusiastas.navios/ .

Com os melhores cumprimentos,

O Presidente da Direcção do CEN

Lídio Araújo

20.2.17

AIDAblu e o Thomson Majesty

O AIDAblu e o Thomson Majesty, são os dois navios de passageiros habituais de início de semana, na ilha da Madeira.
Vindos os dois navios de Las Palmas, na ilha de Gran Canária, o AIDAblu pernoita e pelas 5h30m, ruma Arrecife na ilha de Lanzarote. O Thomson Majesty pelas 18h00, teve a sua rota para a ilha de La Palma. Imagens sócio Sergio Ferreira

19.2.17

Norwegian Spirit

O navio Norwegian Spirit da companhia NCL, está de regresso ao Atlântico,  atraca pelas 7h, proveniente de Tenerife,  e pelas 16h tem agendada a saída a Málaga. Fotos sócio Rodrigo Freitas

18.2.17

CEN elege novos Orgãos Sociais

Hoje foi dia de votos, na sede do Clube de Entusiastas de navios, com a participação dos sócios para escolher as os novos Orgãos Sociais do CEN - Clube de Entusiastas de Navios, para o triénio 2017 a  2019 .  

Aconteceu na sede do CEN, no piso 1 da Gare Marítima da Madeira, entre as 16h00 e as 20h00, seguindo-se o apuramento dos resultados e a tomada de posse dos sócios eleitos da Lista C, liderada pelo sócio nº8, Agostinho Lídio Gonçalves Araújo.

16.2.17

Eleições aos Orgãos Sociais do CEN

Vai decorrer no próximo Sábado (18 de Fevereiro), as Eleições aos Orgãos Sociais do CEN, para o triénio 2017 a 2019, o ato eleitoral irá decorrer das 16h00 às 20h00, na sede do CEN, na Gare Marítima da Madeira.
 Poderão votar todos os sócios do CEN que tenham a sua situação regularizada (quotas em dia e taxas do SEF pagas).

14.2.17

CEN recebeu o Comandante do THOMSON MAJESTY

O Comandante Leonidas Panopoulos do navio de cruzeiros THOMSON MAJESTY visitou ontem, dia 13 de Fevereiro de 2017, a sede do Clube de Entusiastas de Navios, tendo demonstrado grande interesse ao admirar o nosso espólio, nomeadamente as crestas, que o fizeram recordar alguns dos paquetes onde trabalhou, elogiando também o bom trabalho que tem sido desenvolvido pelo CEN ao longo dos tempos.
Manifestou também o seu agrado pelo porto do Funchal e ilha da Madeira, um destino que conhece muito bem, fruto das inúmeras escalas que cá tem realizado nos últimos anos, tendo inclusive recebido um grupo de sócios do nosso Clube a bordo do THOMSON MAJESTY, na sua primeira escala com este nome em Novembro de 2012.
A propósito desta visita às nossas instalações, o Cmt. Leonidas foi presenteado com uma placa alusiva ao seu navio e pela edição 2017 do Golden Book - Madeira & Porto Santo.
Natural de Kalamata, Grécia, conta já com uma vasta carreira dedicada ao mar e à Marinha Mercante, entre 1982 e 1991 foi comandante de vários navios de carga, sendo que desde então tem estado "ao leme" de paquetes, única e exclusivamente. Referiu ter comandado o CROWN ODYSSEY, actual BALMORAL, alguns navios de extintas companhias gregas, Festival e Epirotiki/Royal Olympic Cruises, a exemplo do THE AZUR, FLAMENCO e TRITON, sendo que em 2004 integrou a Louis Cruise Line, actual Celestyal Cruises, tendo já navegado no ORIENT QUEEN, SAPPHIRE, LOUIS CRYSTAL e LOUIS MAJESTY, o nome anterior do seu navio actual. Na Thomson Cruises tem servido nos paquetes fretados à Louis/Celestyal, tais como o THOMSON SPIRIT e THOMSON DESTINY, actual CELESTYAL OLYMPIA.
Visita esta que aconteceu no âmbito de mais uma escala regular do navio da Thomson no Funchal, da presente série de cruzeiros de Inverno pelas ilhas Canárias, Madeira e Marrocos, o qual costuma estar sempre acompanhado às segundas-feiras pelo AIDA BLU, a realizar itinerários semelhantes.

10.2.17

Balmoral rumo às Caraíbas

Hoje está na cidade do Funchal, o navio britânico Balmoral da companhia Fred. Olsen Cruise Lines, na sua grande viagem de 46 noites rumo às Caraíbas, America Central e America do norte.
Imagens Rodrigo Freitas e Mário Camacho.

9.2.17

Eleições aos Orgãos Sociais do CEN

Caros sócios,

No cumprimento do disposto no número 2 do artigo 19º dos Estatutos do CEN - Clube de Entusiastas de Navios, recebeu a Assembleia-Geral do CEN, uma lista única às eleições aos Orgãos Sociais do CEN para o triénio 2017 a 2019, denominada "Lista C" que junto se anexa.  Relembramos que o ato eleitoral irá decorrer no proximo dia 18 de fevereiro, das 16h00 às 20h00, na sede do CEN, na Gare Marítima da Madeira.
Poderão votar todos os sócios do CEN que tenham a sua situação regularizada (quotas em dia e taxas do SEF pagas).

Com os melhores cumprimentos,
A Vice-Presidente da Assembleia-Geral do CEN
Maria João Fernandes

7.2.17

"Sol" no Funchal

O AIDAsol da companhia AIDAcruises, está hoje no Funchal, proveniente de Las Palmas, atraca pelas 7h, e tem agendada a saída amanhã, pelas 5h30m da madrugada,rumo a Arrecife em  Lanzarote.
Imagem Sergio Ferreira

6.2.17

Habituais da "segunda"

  O AIDAblu e o Thomson Majesty, são os dois navios de passageiros habituais de início de semana, na ilha da Madeira.
  Vindos os dois navios de Las Palmas, na ilha de Gran Canária, o AIDAblu pernoita e pelas 5h30m, ruma Arrecife na ilha de Lanzarote. O Thomson Majesty pelas 18h00, teve a sua rota para a ilha de La Palma. Imagens Sergio Ferreira


5.2.17

MSC Magnifica

Hoje está de regresso à cidade do Funchal, o navio italiano MSC Magnifica da MSC Cruises, em mais uma viagem pelo Atlântico. Proveniente de Tenerife, e ruma ao fim da tarde a Malaga.
Imagens Sergio Ferreira 


4.2.17

Visita do CEN ao patrulha N.R.P. TEJO

 Hoje um grupo de vários sócios do Clube de Entusiastas de Navios, fez a visita ao mais recente navio patrulha N.R.P: TEJO da Marinha Portuguesa.
 A classe "Tejo" é a nova classe de navio-patrulha ao serviço da Marinha Portuguesa. A classe corresponde a quatro navios-patrulha da classe "Flyvefisken" adquiridos pelo estado português, anteriormente ao serviço da Marinha Real Dinamarquesa.
A aquisição dos navios por parte do estado português teve como objectivo a substituição dos quatro navios da classe Cacine até à data ainda ao serviço da Marinha Portuguesa, nesta nova classe já ao efectivo em serviço está o NRP Tejo (2015), estarão operacionais este ano o NRP Douro, NRP Mondego, e em 2018 o NRP Guadiana.
Os sócios do CEN, foram acompanhados na visita pelo comandante do NRP Tejo , primeiro-tenente Rui Pedro R. Franco, que explicou e mostra o seu navio com orgulho e sua tripulação, depois hoje a cerimónia de troca de placas, em que foi entregue pelo presidente do CEN, uma imagem da escala inaugural do N.R.P. Tejo no Funchal.






 O N.R.P. Tejo ao nível e tecnologia e, sobretudo, condições de trabalho e alojamento das tripulações, padrão elevado,  tendo a guarnição, operado por 25 militares (quatro oficias, cinco sargentos e 16 praças), que em relação aos navios da Classe Cacine, têm tripulações de 33 elementos.
O N.R.P. Tejo teve a sua saída de Lisboa, rumo à ilha da Madeira no dia 27 de Dezembro de 2016, chegou à cidade do Funchal no dia 29 de Dezembro de  2016, para uma missão de três meses, para as missões de busca e salvamento, autoridade do mar e o apoio a outras entidades, nomeadamente ao Parque Natural, na rendição dos vigilantes, nas Desertas e nas Selvagens.
O N.R.P. Tejo terminará a missão em Março e será substituído por um navio da classe Cacine.
Imagens Sergio Ferreira