31.8.13

Estreia do OCEAN DREAM "Barco da Paz" no Funchal


O navio Ocean Dream escalou hoje a cidade do Funchal na sua estreia com as cores da PeaceBoat na sua  viagem do "Peace Boat's 80th Global Peace Voyage". Hoje  um grupo de sócios do nosso Clube visitou o navio OCEAN DREAM, no âmbito da sua escala inaugural no porto do Funchal.

Fomos extremamente bem recebidos pelo Comandante Papacharisiou Sotirios  e sua tripulação, tendo decorrido a habitual troca de crestas e lembranças entre o Comandante e o Agente de Navegação «João de Freitas Martins» representado pelo srº Lino Ribeiro, a Autoridade Portuária, representado pela Drª Patrícia Bairrada e o nosso Clube, representado pelo elemento da Direção Francisco Loreto.



 Peace Boat é o "Barco da Paz" é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, de âmbito internacional e com sede no Japão, que trabalha para promover a paz, direitos humanos, desenvolvimento sustentável e equitativo e respeito ao meio ambiente. Fotos Sergio Ferreira, Edgar Freitas e Marco Andrade.

29.8.13

Visita ao novo Museu da Baleia no Caniçal

No dia 21 de Setembro vai acontecer a visita ao novo Museu da Baleia no Caniçal pelos sócios do Clube Entusiastas de Navios. Partida do Funchal pelas 11h00, seguido de almoço opcional no Caniçal; Inscrições para o email: cenmadeira@gmail.com

24.8.13

Oceana no Funchal

 O paquete Oceana da companhia P&O Cruises escalou o porto do Funchal em mais um cruzeiro pelas ilhas da Madeira e Canárias, procedente do porto de Southampton para La Palma. Fotos Sergio Ferreira.

16.8.13

Aurora no Funchal


No seu cruzeiro pelas ilhas atlânticas da Madeira e Canárias chegou hoje à cidade do Funchal o paquete Aurora da companhia P&O Cruises. Fotos Sergio Ferreira.

13.8.13

100 Anos da Junta Autónoma das Obras do Porto do Funchal

Celebrou-se hoje o Centenário da Junta Autónoma das Obras do Porto do Funchal, 100 anos que a APRAM quis comemorar, lembrando o passado e homenageando aqueles que trabalham e trabalharam no porto.

Na Gare Marítima da Madeira foi inaugurada hoje pela Secretária Regional da Cultura, Turismo e Transportes a exposição “Porto com História”, que aconteceu pelas 11 horas, em colaboração com o Museu Photografia Vicente's e a DRAC . 
O programa contou também a disponibilização de um anuário digital e de uma newsletter mensal da responsabilidade do Centro de Estudos e História do Atlântico (CEHA). O historiador Alberto Vieira explicou que foi preparada uma publicação específica que estará disponível a partir do dia 13 na internet.

 
 
 
Ainda na manhã pelas 12h , decorreu a inauguração de um mural onde figurará o nome de todos os colaboradores que trabalharam, trabalham e que contribuíram para o sucesso dos portos da Madeira.
Durante a tarde de hoje, o Porto do Funchal abriu a sua área internacional aos madeirenses.

 
Muitos responderam ao convite da APRAM e vieram até à Pontinha na lancha de pilotos Comandante Valério Andrade, recuperando-se assim uma antiga prática de ligar por mar o cais da cidade ao porto.
Houve também visita livre aos equipamentos da APRAM, nomeadamente, rebocadores e lanchas. O navio patrulha “Cacine” também estará na beira cais do porto, numa parceria com o Comando da Zona Marítima da Madeira.
  Às 19 horas, aconteceu a apoteose das comemorações, com uma parada náutica dentro do porto do Funchal, num circuito balizado por dois rebocadores da APRAM, com jactos de água. Fotos Sergio Ferreira.


12.8.13

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: MADEIRA – CENTRO DE EVENTOS

 
De autoria do sócio Leonel Martinho de Nóbrega , está patente ao público, desde o dia 28 de Julho de 2013, no CENTRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA DO ATLÂNTICO, à Rua das Mercês, n.º 8, no Funchal, no horário de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h30, a Exposição Fotográfica, denominada MADEIRA – CENTRO DE EVENTOS, composta de 62 fotos, pequeno formato (20x30), contemplando a seguinte temática: Insularidade, Autonomia, Funchal – Uma porta aberta para o Mar e o Mundo,  Campeonato da Europa da Classe Olímpica RS:X - 2012, Carnaval, Festa da Flor, Celebração do “Dia da Armada” no âmbito das Comemorações “Funchal 500 Anos”, Festival do Atlântico, Mercado Quinhentista – Machico, Festa do Vinho, Festival Colombo – Porto Santo, Festividade Religiosa em Honra de Nossa Senhora da Piedade – Caniçal, Regata, Festival Náutico e Parada Naval no âmbito das comemorações “Funchal 500 Anos”, Natureza, Natal e Fim do Ano no Funchal.
 
Este é o meu modesto olhar, aos mais emblemáticos eventos levados a efeito na Madeira, no âmbito Regional, Nacional e Internacional, com ênfase para os de origem marítima, dos quais destaco, a concentração de paquetes no Porto do Funchal, no último dia de cada ano.
 
Este trabalho, assinala o 23.º aniversário, de uma outra exposição (a primeira de minha autoria) denominada AS GRANDES ESCOLAS DO MAR, no Átrio do Teatro Municipal Baltazar Dias, Julho/1990. 
 
Aproveito a oportunidade para agradecer os contributos concedidos à realização desta exposição, através da Casa do Povo da Ilha e Centro de Estudos de História do Atlântico, nas Pessoas, do Exm.º Senhor Dr. ANTÓNIO TRINDADE, e Exm.º Senhor Professor Doutor ALBERTO VIEIRA, respetivamente. Bem hajam! 
 
Finalmente, falta dizer, que, a exposição fotográfica MADEIRA – CENTRO DE EVENTOS, poderá ser visitada no horário acima referido, até ao dia 31 de Dezembro de 2013.

11.8.13

Verão no Funchal com Costa Deliziosa

 O porto do Funchal recebeu a escala do paquete Costa Deliziosa da companhia Costa Cruises no seu cruzeiro de Verão pelas ilhas das Canárias e Madeira. Fotos Francisco Loreto.

7.8.13

Comemorações do centenário do Porto do Funchal

Caros sócios,

Como é do vosso conhecimentos celebram-se, no próximo dia 13 de Agosto, 100 anos sobre a constituição legal do porto do Funchal. Neste sentido, está a APRAM a organizar um conjunto de actividades, às quais o CEN se associará. 

Junto se anexa o programa final completo, apelando-se à participação de todos os sócios e simpatizantes do CEN (poderão encontrar informação mais detalhada nos documentos em anexo):

Comemorações do centenário do Porto do Funchal

Programa 
 
Local: Porto do Funchal/ Gare Marítima da Madeira

11h00 
Inauguração da exposição “Centenário da Junta Autónoma das Obras do Porto do Funchal – O porto com História” – DRAC e Museu Photographia Vicentes
 
Inauguração do mural de honra dos colaboradores dos Portos da Madeira
Lançamento do anuário digital e Newsletter do CEHA – Centro de Estudos e História do Atlântico

14h30 
Open-day – abertura ao público das áreas reservadas da Pontinha
Ligação Cais da Cidade – Pontinha com a lancha de pilotos da APRAM
Animação na beira cais com o Guinga’s
Visita livre aos Equipamentos/Rebocadores da APRAM e da Marinha Portuguesa

19h00
 1 ª Parada náutica de embarcações na Baía do Funchal

19h30 
Madeira de Honra à beira cais do Porto do Funchal
 
Haverá também um concurso de fotografia:
 
Temas a Concurso:
1) Ambiente: fotografia panorâmica geral da parada náutica e sua envolvência
2) Tema náutico: fotografia livre sobre um tema náutico
3) Personagem/objecto: fotografia de um participante na parada com aspecto náutico ou pormenor de uma embarcação.

As fotografias devem ser enviadas até dia 14 de Agosto para o endereço de email: portosdamadeira@apram.pt

Com os melhores cumprimentos,
O Presidente da Direcção do CEN
Nuno Jesus
 

6.8.13

Abertas inscrições para as visitas a bordo do "Ocean Dream"

Estão abertas inscrições para as visitas a bordo do "Ocean Dream", que faz escala no Funchal a 31 de Agosto (inscrições encerram a 26 de Agosto) e "Aida Stella" que faz escala no Funchal a 9 de Setembro (inscrições encerram a 31 de Agosto). Inscrições para cenmadeira@gmail.com  .

CEN promove vista ao Museu da Baleia no Caniçal

No próximo dia 21 de Setembro irá decorrer uma visita ao Museu da Baleia no Caniçal, com partida do Funchal pelas 11h00. O custo das entradas é de 4,00 EUR por adulto e 2,25 EUR por criança (6-11 anos). Segue-se almoço facultativo no Caniçal. Inscrições para cenmadeira@gmail.com

Sócios do CEN com desconto de 10% nas viagens da Portuscale Cruises

Informamos todos os sócios do CEN que podem usufruir dum desconto de 10% em todas as reservas dos cruzeiros já anunciados na página da Portuscale Cruises www.portuscalecruises.pt. Igual desconto aplica-se na compra do livro "Ser do Mar" alusivo ao paquete "Funchal". Para mais informações sobre estas ofertas queiram enviar um email para cenmadeira@gmail.com